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Tipo: TCC
Título: A inteligência emocional e a resolução de conflitos interpessoais no cotidiano do secretário executivo
Autor(es): Ramos, Nathalia Ingrid Simões
Orientador: Silva, Joelma Soares da
Palavras-chave: Secretariado;Inteligência emocional;Relações Interpessoais
Data do documento: 2013
Citação: RAMOS, Nathalia Ingrid Simões. A inteligência emocional e a resolução de conflitos interpessoais no cotidiano do secretário executivo. 2013. 54 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Buscando o aprimoramento da atuação do Secretário Executivo no mercado de trabalho, o estudo da influência da Inteligência Emocional no momento de resolução dos conflitos é destacado como um dos pontos principais da sua atuação. O objetivo deste estudo foi verificar como o secretário executivo utiliza a inteligência emocional como o fator para a resolução dos conflitos interpessoais no seu cotidiano. O estudo foi feito à partir de uma pesquisa qualitativa e descritiva, utilizando como fonte de informação, livros, artigos, sites e outros trabalhos. A coleta de dados se deu através de um questionário estruturado. Com intuito de alcançar o objetivo proposto foram abordados profissionais atuantes na área e graduandos do curso de secretariado executivo da Universidade Federal do Ceará já atuantes na profissão. A análise dos dados obtidos, agregam conhecimento para a atuação do secretário executivo e ressalta a importância do reconhecimento das emoções, concluindo assim que o uso da inteligência emocional é primordial para a resolução dos conflitos interpessoais na organização.
Abstract: Seeking improvement the performance of the Executive Secretary on the labor market, the study of the influence of Emotional Intelligence at the time of resolution of conflicts is highlighted as one of the main points of his performance. The aim of this study was to verify how the executive secretary uses emotional intelligence as a factor for resolving interpersonal conflicts in their daily lives. The study was done starting from a qualitative and descriptive, using as a source of information, books, articles, websites and other work. Data collection was through a structured questionnaire. In order to achieve the proposed objectives were addressed professionals working in the area and graduate students of the executive secretariat of the Federal University of Ceará already working in this profession. The analysis of the data, adds knowledge to the role of executive secretary and underscores the importance of recognizing the emotions, thus concluding that the use of emotional intelligence is essential to resolving interpersonal conflicts in the organization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34098
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