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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Roberto Tatiwa-
dc.contributor.authorAraújo, Natália Carvalho-
dc.date.accessioned2018-07-17T11:34:48Z-
dc.date.available2018-07-17T11:34:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Natália Carvalho. Melhor salário leva a melhor desempenho? uma análise da lei do piso salarial do magistério. 2016. 30 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33993-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolítica salarial - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação Básica - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleMelhor salário leva a melhor desempenho? uma análise da lei do piso salarial do magistériopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo pretende avaliar os efeitos do pagamento do Piso Salarial aos professores do ensino público básico, estabelecido através da Lei nacional 11.738 de 16 de julho de 2008, sobre três variáveis de impacto: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e as notas médias das escolas em português e em matemática, utilizadas como proxy do próprio desenvolvimento e evolução dos alunos das escolas públicas. A importância em avaliar os efeitos desta lei reside, primeiro, na necessidade de políticas para o ensino que sejam eficazes e eficientes, e, segundo, nos custos incorridos para a realização de tal política. Para isto, foram utilizados microdados da Prova Brasil para os anos de 2007, 2009 e 2011, construindo um painel de dados, com informações pertinentes à escola, aos alunos, a seus domicílios e aos professores e gestores, e também para as variáveis de impacto. A avaliação propriamente dita do impacto do Piso foi feita por meio do método de Diferenças em Diferenças. As estimações feitas indicam que a política de pagamento do piso salarial gera, de forma geral, impacto positivo sobre o IDEB, ainda que os efeitos sobre as médias das notas padronizadas de português e matemática sejam relativamente inconclusivos.pt_BR
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