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Tipo: TCC
Título: Aplicação de Credit Scoring para previsão de inadimplência em escola particular: um estudo de caso
Autor(es): Reis, Francisco Perivaldo Oliveira
Orientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave: Crédito - Administração;Inadimplência (Finanças);Avaliação de riscos;Modelos Estatísticos
Data do documento: 2017
Citação: REIS, Francisco Perivaldo Oliveira. Aplicação de Credit Scoring para previsão de inadimplência em escola particular: um estudo de caso. 2017. 51 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.
Resumo: As técnicas de avaliação e gerenciamento de risco de crédito em instituições financeiras têm avançado ao longo dos últimos anos por meio do desenvolvimento sobretudo de diversos modelos estatísticos de probabilidade. Por outro lado, diferentemente das instituições financeiras, as instituições particulares de ensino básico, em sua grande maioria, têm passado por limitações na gestão de suas políticas de concessão de crédito ano após ano. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo estatístico para prever a probabilidade de um responsável financeiro ser inadimplente nessas instituições. O modelo foi construído com base em uma amostra de 843 alunos matriculados numa escola de ensino infantil, fundamental e médio da cidade de Fortaleza. A técnica estatística utilizada no modelo foi uma regressão probit. Das 843 observações, 700 foram usadas para calibrar o modelo e 143 para testar sua acurácia. A validação do modelo foi verificada por duas vias: ANOVA e percentual de acertos na amostra teste. Os resultados do estudo indicam que, neste contexto, as variáveis descontos, gênero do responsável financeiro e turno procurado não são determinantes para a inadimplência. O IDH por bairro, apesar de significativo estatisticamente, não apresenta ser uma boa proxy da renda. Após a calibração, o modelo conseguiu acertar 92,31% das vezes no grupo de teste.
Abstract: The techniques of credit risk assessment and management in financial institutions have advanced over the last years through the development of several statistical models of probability. On the other hand, unlike financial institutions, the private institutions of basic education, on their great majority, have had limitations in the management of their credit policies year after year. The objective of this research is to develop a statistical model to predict the probability that a financial responsable will be in default in these institutions. The model was constructed based on a sample of 843 students enrolled in a kindergarten, elementary and high school in the city of Fortaleza. The statistical technique used in the model was a probit regression. 700 of the 843 observations were used to calibrate the model and 143 to test its accuracy. The validation procedure of the model was verified by two ways: ANOVA and percentage of correct answers in the test sample. The study results study indicate that, in this context, the variables "discount", "gender of the financial responsible" and "shift" are not determinant for the default. The HDI per neighborhood, although statistically significant, does not seem to be a good income proxy. After the calibration, the model was able to hit 92.31% of the time in the test group.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33974
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