Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monteiro, Vitor Borges | - |
dc.contributor.author | Silva, Iaggo Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T20:01:38Z | - |
dc.date.available | 2018-07-16T20:01:38Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Iaggo Ferreira da. Educação financeira nas escolas: aplicações e métodos de aprendizagem. 2017. 37 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33972 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the main determinants of the performance of the participants of the National High School Examination (Enem), residents of Ceará in the year 2015. This exam is essential for those who wish to enter a public university. The impact of the socioeconomic characteristics and educational background of the candidates' parents on their performance in each of the major areas (Portuguese, Mathematics, Humanities, Nature Sciences and Writing) was examined. The data used in this research were extracted from the Enem microdata of the year 2015 provided by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (Inep). Through the application of a multiple regression model, estimated by Ordinary Least Squares (OLS), it was found that access to the Internet at home, particular school students, parents with higher levels of schooling and self-declared white students positively influence the performance of the participants in the five competences of the Enem test. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | Educação financeira nas escolas: aplicações e métodos de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais determinantes do desempenho dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), residentes do Ceará no ano de 2015. Esse exame é imprescindível para quem deseja ingressar em uma universidade pública. Foi examinado o impacto das características socioeconômicas e do background educacional dos pais dos candidatos no desempenho de cada uma das competências da prova (Português, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação). Os dados utilizados nessa pesquisa foram extraídos dos microdados do Enem do ano de 2015, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Através da aplicação de um modelo de regressão múltipla, estimado por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), encontrou-se que, o acesso à internet em casa, participantes com pais com maior nível de escolaridade e estudantes de escolas particulares, assim como estudantes autodeclarados brancos influenciam positivamente o rendimento dos candidatos nas cinco competências da prova do Enem, enquanto participantes que exercem ou já exerceram algum tipo de atividade remunerada e a variável idade influenciam negativamente o desempenho desses participantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FINANÇAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_ifsilva.pdf | 498,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.