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Tipo: TCC
Título: Determinantes do abandono escolar nas escolas de ensino médio público do estado do Ceará
Autor(es): Freitas, Maria Janiele Damasceno
Orientador: Castelar, Pablo Urano de Carvalho
Palavras-chave: Evasão escolar - Ensino Médio - Escolas Públicas - Ceará;Evasão escolar no ensino de segundo grau - Causas
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, Maria Janiele Damasceno. Determinantes do abandono escolar nas escolas de ensino médio público do estado do Ceará. 2017. 38 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.
Resumo: O abandono escolar tem sido um tema bastante tratado na literatura nacional, isso porque é um problema sério enfrentado pelo Brasil e que traz várias consequências para a sociedade em geral. Este trabalho tem como finalidade analisar as causas do abandono escolar em escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará. Para isso, através da técnica de MQO, foram analisados dados de 441 escolas de ensino médio cearenses nos anos de 2008 a 2014, totalizando 3087 observações. Os resultados encontrados indicam que quanto maior o número de matriculados nas escolas, maior o percentual de abandono. Ao mesmo tempo em que quanto maior o número de professores, maior a atenção atribuída a cada aluno e menor as chances de abandono. Além disso, a variável de despesas dos municípios e infraestrutura das escolas tem relação negativa e significante com o percentual de abandono escolar. Já o número de casos de dengue e a distorção de alunos em séries consideradas inadequadas para sua idade afetam positivamente o abandono escolar.
Abstract: School drop-out has been a theme extensively addressed in the national literature, because it is a serious problem that Brazil has faced and has several consequences for society in general. This study aims to analyze the causes of school drop-out in public high schools in the state of Ceará. To do so, through the OLS technique, data from 441 high schools in Ceará from 2008 to 2014 were analyzed, totaling 3087 observations. The results indicate that the higher the number of students enrolled in schools, the higher the dropout rate. At the same time, the greater the number of teachers, the greater the attention given to each student and the lower the chances of dropping out. In addition, the variable expenditure for municipalities and school infrastructure has a negative and significant relation with the percentage of school dropout. However, the number of dengue cases and the distortion of students in series considered to be inadequate for their age affect positively the school drop-out.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33967
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