Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33950
Tipo: Resumo
Título: Curso EAD sobre psicomotricidade: relato de experiência do processo de elaboração
Autor(es): Sousa, Ana Jéssica dos Santos
Barbosa, Maria Paula Ribeiro
Teixeira, Karla Rebecca de Souza
Custódio, Paulleane Rodrigues Leitão
Arruda, Gisele Maria Melo Soares
Macena, Raimunda Hermelinda Maia
Palavras-chave: Psicomotricidade;Educação à distância;Fisioterapia
Data do documento: 2016
Citação: SOUSA, A. J. d. S.; TEIXEIRA, K. R. d. S.; BARBOSA, M. P. R.; CUSTÓDIO, P. R. L.; ARRUDA, G. M. M. S.; MACENA, R. H. M. (2016)
Resumo: Introdução: A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino-aprendizagem usada como ferramenta na disseminação de conteúdos sobre um assunto que se pretende abordar, sendo a mesma incentivada no escopo da Politica de Informática e Informação em Saúde. O compartilhamento de informações permite ao tutor utilizar recursos tecnológicos e ao aluno organizar sua rotina de estudos, ampliando o protagonismo formativo. A Psicomotricidade, ciência essencial no desenvolvimento motor, intelectual, emocional, está integrada às diversas ciências ainda não exploradas nos ciclos de vida. Objetivo: Relatar a experiência sobre a concepção e construção de um Curso EAD de Psicomotricidade. Metodologia: Relato de experiência da práxis discente-extensionista na elaboração do “Curso ead de psicomotricidade para acadêmicos da saúde e educação – 1ª edição” desenvolvido por alunos e mentores do Programa de Extensão de Promoção da Saúde, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, no período de abril a julho de 2016. A construção do curso percorreu as seguintes fases: 1.Análise do cenário; 2.Desenvolvimento: definição dos objetivos de aprendizagem e instrumentos de avaliação; construção da matriz teórica (seleção de evidências científicas e elaboração de perguntas-norteadoras). Resultados: Foi utilizada plataforma google-docs, pacote de aplicativos baseado em AJAX, on-line no browser. O objetivo de aprendizagem elencados foi ofertar conhecimento em saúde sobre Psicomotricidade para acadêmicos da saúde e educação do município de Fortaleza. Os conteúdos foram distribuídos em 60 horas-aula e agrupados em 7 temáticas. Considerações Finais: A experiência na construção do curso EAD permitiu o aprofundamento sobre psicomotricidade e ampliou a concepção da importância do planejamento pedagógico, permitindo a construção de uma ação interdisciplinar.
Descrição: SOUSA, Ana Jéssica dos Santos et al. Curso EAD sobre psicomotricidade: relato de experiência do processo de elaboração. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33950
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ajssousa.pdf51,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.