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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33850
Tipo: | TCC |
Título: | Educação popular: um estudo sobre o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) |
Autor(es): | Ferreira, Antonio Josimar Siqueira |
Orientador: | Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
Palavras-chave: | Educação popular - Ceará;Educação cooperativa |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | FERREIRA, Antonio Josimar Siqueira. Educação popular: um estudo sobre o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). 2012. 51 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012. |
Resumo: | A educação popular no Brasil pode ser considerada como um dos meios eficazes de desenvolvimento socioeconômico da população de baixa renda e equilíbrio social, contribuído para a democratização do acesso à educação superior. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do Programa de Educação em Células Cooperativas para a educação popular. Para tanto, foi realizado um estudo teórico e pesquisa de campo de cunho qualitativa sobre a educação popular enfocando um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará desenvolvido no município General Sampaio, no estado do Ceará, o Programa de Educação em Células Cooperativas, que atende a jovens e adultos como forma de incentivo e apoio ao ingresso na educação superior. O estudo bibliográfico teve como principais referências Freire (1996), Barbosa (2002), Scocuglia (2012), Onofre (2012). A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário direcionada às pessoas que fazem parte do programa. Após a análise dos dados verificou-se que, no município de General Sampaio que a presença dessa ação possibilitou um acréscimo intelectual e social, onde antes a população se restringia ao conhecimento do Ensino Médio, na atualidade, a formação superior e profissional dos jovens e adultos é uma realidade, permitindo aos beneficiados do programa melhores colocações no mercado de trabalho e posição relevante no cenário socioeconômico, demonstrando assim, um equilíbrio social, que antes não era visto. |
Abstract: | The popular education in Brazil can be considered as one of the effective means of socioeconomic development of the low-income population and social balance, contributed to the democratization of access to higher education. This study aims to analyze the importance of Education in popular education Cooperatives Cells. To this end, a study was conducted theoretical and field research of qualitative slant on the popular education focusing on an extension program of the Federal University of Ceará developed in the municipality General Sampaio, in the State of Ceará, the Cooperative Education program in cells, which caters to young people and adults as a form of encouragement and support for entry into higher education. The bibliographical study had as main references Silva (1996), Baba (2002), Scocuglia (2012), Onofre (2012). Data collection was carried out from the application of a questionnaire directed at people who are part of the program. After the analysis of the data found that, in the municipality of General Sampaio that the presence of this action has allowed an increase in intellectual and social, where before the population was restricted to the school knowledge, at present, the education and training of young people and adults is a reality, allowing beneficiaries of the program the best places in the labour market and a relevant position in the socioeconomic scenario, thus demonstrating, a social equilibrium, which before was not seen. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33850 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
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