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Tipo: TCC
Título: “Você pode ser tudo que quiser” x “Seja você mesmo, seja único, seja monstro!”: as diferenças simbólicas entre as bonecas Barbie e Monster High
Título em inglês: "You can be anything you want" x "Be yourself, be single, be monster!": The symbolic differences between Barbie and Monster High dolls
Autor(es): Pinto, Samayra da Silva
Orientador: Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Palavras-chave: Barbie.;Monster High.;Simbologia.;Consumo.;Padrão estético.
Data do documento: 2018
Citação: PINTO, Samayra da Silva. “Você pode ser tudo que quiser” x “Seja você mesmo, seja único, seja monstro!”: as diferenças simbólicas entre as bonecas Barbie e Monster High. 2018. 90 f. Monografia (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho busca compreender e analisar as simbologias que distinguem as bonecas Barbie e Monster High, seja em sua estética ou como um reflexo comportamental. A metodologia inicial foi a pesquisa bibliográfica, assim, podendo para dar suporte às simbologias e signos atrelados aos objetos, bem como a construção e perpetuação de um padrão estético influencia em como essas nessas bonecas. Foi utilizada também uma pesquisa documental, através das animações e series que retratam a vida delas. Além da pesquisa em campo que se deu por meio de entrevistas com colecionadores onde se pode perceber como como a imagem dela é passada e os motivos pelos quais eles as colecionam. Assim, compreendendo como essa simbologia não se extingue, mas se transforma quando as bonecas passam de um objeto lúdico para serem objetos de coleção, adquirindo além de sua funcionalidade, um valor simbólico. Após a análise das perspectivas tanto dos entrevistados quanto dos autores que forneceram base para este trabalho, pode ser percebido que tanto a boneca Barbie quanto a Monster High são, em suas instâncias, objetos que não só carregam símbolos, como também são usadas como ferramentas da moda para disseminar ou romper com um padrão.
Abstract: This work seeks to understand and analyse the symbologies that distinguish Barbie and Monster High dolls, either in their aesthetics or as a behavioral reflex. The initial methodology was the bibliographical research, thus, being able to be analyzed the way that the symbologies and signs are attached to the objects, such as the construction and perpetuation of an aesthetic pattern influence on how these dolls are perceived and how this is a determinant behavior factor. It also had a documentary research, through the animations movies and series that portray the life of these dolls. In addition to the field research that took place through interviews with collectors of these objects. From these interviews, one can see how these symbols of these dolls, how the image of it is passed on to these collectors and how it influences the thinking and acting of each one. Thus, understanding how this symbolism is not extinguished, but is transformed when the dolls go from a playful object to objects of collection, acquiring besides its functionality, a symbolic value added to them. After analyzing the perspectives of both the interviewees and the authors who provided the basis for this work, it can be seen that both the Barbie doll and Monster High are, in their instances, objects that not only carry symbols, but are also used as tools of the fashion to spread or break with a pattern.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33693
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