Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33345
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Igualdade de gênero no exercício do poder
Autor(es): Sabino, Maria Jordana Costa
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Desigualdade;Eleições;Lei de cotas
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Estudos Feministas
Citação: SABINO, Maria Jordana Costa; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Igualdade de gênero no exercício do poder. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 713-734, 2015.
Resumo: Este artigo objetiva enfatizar a participação proporcionalmente menor das mulheres em relação a sua representatividade populacional nos cargos políticos brasileiros, questionando a efetividade da Lei de Cotas. Além de uma análise descritiva, evidenciando o progresso da participação feminina na política após as Leis de Cotas, optou-se pela construção de um indicador intitulado Índice de Participação da Mulher na Política (IPMP), no intuito de mensurar tal participação. Nele considera-se a atuação feminina na política, tanto no Poder Executivo quanto no Poder Legislativo. Mostra-se através da análise que a conquista de um espaço maior da mulher na política demanda mais que a fixação de um percentual a ser cumprido por partidos políticos. O caminho a ser percorrido passa pela produção de capital político entre as mulheres.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33345
ISSN: 1806-9584
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mjcsabino.pdf285,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.