Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucas, Cássio de Borba-
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Rocha da-
dc.date.accessioned2018-06-29T12:42:03Z-
dc.date.available2018-06-29T12:42:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33314-
dc.descriptionLUCAS, Cássio de Borba; SILVA, Alexandre Rocha da. Práticas de significância da música sampleada. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 135-150, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe structure of this paper is set around three main purposes. The first is to reclaim the notion of significance as proposed by artistic and language studies, with a double focus on the intertextuality and semiotic productivity of the objects analyzed, aiming beyond significance in its traditional terms. The second is to present the notion of sampling, going through definitions and describing a brief pre-history towards the contemporary practices of sample. Finally, it presents some of the current practices associated with sampling (crate digging, sample hunting, and sample sampling) which point out to three kinds of productivity (transcreative, associative and intersemiotic) which we understand as aspects of the significance of samples. As a result, we present a contribution to contemporary thought: to consider music as an artistic language that conjugates intertextualities in a process of production that is irreducible to content transmission.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.subjectMúsica sampleadapt_BR
dc.subjectSignificânciapt_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.titlePráticas de significância da música sampleadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo se estrutura a partir de três objetivos centrais. Primeiro, retomar a noção de significância como proposta para os estudos artísticos e linguageiros com um foco duplo na intertextualidade e na produtividade semiótica dos objetos analisados, buscando um além/aquém da significação em suas acepções tradicionais. Segundo, apresentar a noção de sampleamento, retomando definições e descrevendo uma breve pré -história até chegar às práticas contemporâneas da música sampleada. Terceiro, apresentar algumas destas práticas correntes associadas ao sampleamento (o crate digging, o sample hunting e o sample sampling) que apontam para três tipos de produtividade (transcriativa, associativa e intersemiótica) que compreendemos como aspectos da significância da música sampleada. Resulta disto uma contribuição para o pensamento contemporâneo da música como linguagem artística que conjuga intertextualidades em um processo de produção irredutível à transmissão de conteúdospt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cblucasarsilva.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.