Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33301
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O paradoxo do fim do colonialismo e a permanência da colonialidade
Autor(es): Gómez, Pedro Pablo
Palavras-chave: Cartografia de poder;Diálogo interepistêmico;Estética descolonialista
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: GÓMEZ, Pedro Pablo. O paradoxo do fim do colonialismo e a permanência da colonialidade. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 27-41, 2017.
Resumo: Neste trabalho, busca-se explicar a vigência do colonialismo e a tarefa de descolonização da teoria política, a fim de situar nosso interesse particular pela estética em um horizonte teórico que possibilite o questionamento próprio da arte em nosso contexto particular. Três partes compõem este trabalho: na primeira, apresenta-se, brevemente, a questão da modernidade/ colonialidade como uma questão da estética; na segunda, aborda-se a cartografia do poder global, com o propósito de detectar os vínculos dos problemas da arte com os problemas constitutivos do sistema- mundo, que se desdobra em uma série de hierarquias particulares, mas inter-relacionadas, de poder; na terceira, propõe-se um desafio na perspectiva ética e política da transmodernidade, a descolonização e o diálogo interepistêmico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33301
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_ppgomez.pdf821,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.