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dc.contributor.authorGómez, Pedro Pablo-
dc.date.accessioned2018-06-28T19:36:06Z-
dc.date.available2018-06-28T19:36:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGÓMEZ, Pedro Pablo. O paradoxo do fim do colonialismo e a permanência da colonialidade. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 27-41, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33301-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes-
dc.subjectCartografia de poderpt_BR
dc.subjectDiálogo interepistêmicopt_BR
dc.subjectEstética descolonialistapt_BR
dc.titleO paradoxo do fim do colonialismo e a permanência da colonialidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, busca-se explicar a vigência do colonialismo e a tarefa de descolonização da teoria política, a fim de situar nosso interesse particular pela estética em um horizonte teórico que possibilite o questionamento próprio da arte em nosso contexto particular. Três partes compõem este trabalho: na primeira, apresenta-se, brevemente, a questão da modernidade/ colonialidade como uma questão da estética; na segunda, aborda-se a cartografia do poder global, com o propósito de detectar os vínculos dos problemas da arte com os problemas constitutivos do sistema- mundo, que se desdobra em uma série de hierarquias particulares, mas inter-relacionadas, de poder; na terceira, propõe-se um desafio na perspectiva ética e política da transmodernidade, a descolonização e o diálogo interepistêmico.pt_BR
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