Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDodó, Francisco Walisson Ferreira-
dc.contributor.authorSerafim, Mônica de Souza-
dc.date.accessioned2018-06-27T14:51:01Z-
dc.date.available2018-06-27T14:51:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDodó, F. W. F.; Serafim, M. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33225-
dc.descriptionDODÓ, Francisco Walisson Ferreira; SERAFIM, Mônica de Souza. A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 140-158, jan./abr. 2018.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze, in the light of sociodiscursive interaction, the teaching and learning proposals of nominal cohesion in two collections of textbooks of Portuguese of the High School adopted by the PNLD - 2015. To this end, we verify if the teaching of the nominal cohesion in the textbooks it addresses the cohesive elements with function of introduction or of resumption; we also analyze whether / as the proposals for approaching activities in textbooks consider grammar classes as linguistic elements that contribute to nominal cohesion. Or if its approach is emptied in grammatical or concept-structural nomenclature. For our analysis, we discuss the contributions of Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) and Adam (2011). The research found that the books work the difference between anaphora and cataphora, giving, however, a more summary look at this. Also, we can see that in most questions, even if subtly, the focus is emptied in nomenclatural teaching or in the identification or internalization of concepts, that is, when one claims to be working on grammatical contents in order to build cohesion in text, it is noticed that the questions hardly explored the possibilities of construction of textual progression, limiting the forms of cohesion to substitution exercises, aiming that the student learns the grammar classes, thus evidencing a perspective that sees grammar as an instrument of cohesion, however limited.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Maternapt_BR
dc.subjectCoesão nominalpt_BR
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.subjectTeaching Mother Languagept_BR
dc.titleA coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD. Para tanto, verificou-se que o ensino da coesão nominal nos livros didáticos aborda os elementos coesivos com função de introdução ou de retomada; também foi analisado se/como as propostas de abordagem de atividades nos livros didáticos contemplam as classes gramaticais como elementos linguísticos que contribuem para a coesão nominal ou se sua abordagem esvazia-se na nomenclatura gramatical ou estrutural. Para a análise, discutiram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) e Adam (2011). A pesquisa constatou que os livros trabalham a diferença entre anáfora e catáfora, atribuindo, no entanto, um olhar mais resumitivo a esta. Também constatou-se que, na maioria das questões, mesmo que sutilmente, o foco esvazia-se no ensino nomenclatural ou de identificação ou internalização de conceitos; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais. Tal fato evidencia, assim, uma perspectiva que vê as classes gramaticais como elementos de coesão, no entanto limitada.pt_BR
dc.title.enThe nominal cohesion in High School Textbooks: An analysis in the light of Sociodiscursive Interactionismpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_fwfdodomsserafim.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.