Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33212
Tipo: Dissertação
Título: Resíduos da picaresca espanhola no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
Autor(es): Oliveira, Maria Milene Peixoto de
Orientador: Martins, Elizabeth Dias
Palavras-chave: Residualidade;Picaresca;Ariano Suassuna;Romancero popular;Residualidade
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Maria Milene Peixoto de. Resíduos da picaresca espanhola no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. 2016. 121f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: As marcas da influência ibérica são bastante evidentes na formação da cultura nacional brasileira. Essa contribuição pode ser observada, de maneira significativa, na produção literária de diversos escritores, principalmente, de alguns nordestinos. O Nordeste, por conta de sua história peculiar, tornou-se ambiente propicio tanto para a observação da permanência de marcas dessa influência como dos processos através dos quais se transformam e alcançam características próprias. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a presença do romance picaresco espanhol na literatura do Nordeste brasileiro. O cotejo concentrar-se-á, especialmente, na obra teatral do escritor paraibano Ariano Suassuna e, nesta, na presença recorrente do personagem pícaro, que surge na Espanha do Século de Ouro como protagonista do romance picaresco, natural daquele ambiente e época literárias. A escolha se dá em função de indícios existentes de fortes reminiscências da literatura espanhola do período aludido na obra do dramaturgo, muito especialmente, em algumas de suas obras teatrais. Estas se nutrem, particularmente, do romanceiro popular nordestino, no qual estão presentes os conhecidos amarelinhos ou quengos, versão do pícaro brasileiro. Suassuna é ainda leitor da literatura espanhola picaresca que, por sua vez, também assenta raízes no domínio das tradições populares orais ibéricas. Dessa forma, estabelecer-se-á um cotejo entre uma das obras do teatro popular escolarizado suassuniano, o Auto da Compadecida, e obras da picaresca espanhola, entre as quais, destacar-se-á, muito especialmente, o anônimo Lazarillo de Tormes, publicado em meados do século XVI. O aporte teórico de nosso estudo é a Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes.
Resumen: Las marcas de la influencia ibérica son muy evidentes en la formación de la cultura brasileña. Esta contribuición puede verse, de manera significativa, en la producción de varios escritores, principalmente, de algunos escritores del nordeste brasileño. Debido a su particular historia, el nordeste brasileño se convirtió en un ambiente propicio tanto para la observación permanente de estas marcas de influencia como de los procesos mediante los cuales, dicha influencia, se convierte y alcanza características propias. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo investigar la presencia de la novela picaresca española en la literatura del nordeste brasileño. La comparación se centrará, particularmente, en la obra del escritor paraibano Ariano Suassuna y, aquí, en la presencia recurrente del personaje pícaro que surge en la España del Siglo de Oro como el protagonista de la novela picaresca, personaje natural de este ambiente y época literarios. Lo hemos elegido a causa de los fuertes indicios que hemos encontrado de la literatura española del periodo mencionado en la obra del dramaturgo, en especial, en algunas de sus obras de teatro. A respeto de los indicios que hemos dicho, los podemos enseñar, particularmente, en relación con el romancero popular, del nordeste brasileño, donde podemos apuntar a los personajes que eran nombrados de “amarelinhos” o “quengos”, que se tratan, en realidad, de una versión brasileña del personaje pícaro. Suassuna era un lector de la literatura picaresca española, que a su vez, también ha echado raíces en el campo de las tradiciones populares orales ibéricas. De esta manera, hemos hecho una comparación entre una de las obras de teatro popular escolarizado de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida y las obras de la piacresca española, sobre todo, el anónimo Lazarillo de Tormes, que se publicó en mediados del siglo XVI. Hay que añadir que también lo hemos hecho bajo el marco teórico de la Teoria de la Residualidad, sistematizada por Roberto Pontes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33212
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_mmpoliveira.pdf890,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.