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dc.contributor.authorCarvalho, Heliene Arantes-
dc.contributor.authorMartins, Silvana Andrade-
dc.date.accessioned2018-06-26T15:14:35Z-
dc.date.available2018-06-26T15:14:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCarvalho, H. A.; Martins, S. A. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33188-
dc.descriptionCARVALHO, Heliene Arantes; MARTINS, Silvana Andrade. A expressão do aumentativo na fala manauara. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 414-432, ago./dez. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the augmentative graduation in the speech of Manaus, in the context of explicit and implicit content as a semantic-argumentative resource that goes beyond the utterance. The theoretical basis of this study is on Labovian Variationist Sociolinguistics (1972) (LABOV, 2008), on Theory of Appraisal (MARTIN; WHITE, 2005) and on Language Functionalism (SOUZA, 2012), observing grammatical levels for the treatment of augmentative graduation. The frequency of occurrence and the type of use in the augmentative graduation are verified through linguistic and extralinguistic variables. The investigated corpus belongs to the FAMAC database (Manauara and Colloquial Speech) and consists of six registers, distributed equally in EF, DID and D2. The criterion of selection of informants is for those who were born in Manaus or have lived there for more than 20 years. Data analysis indicated that the highest incidence of graduation occurred in the DID record type, with a 41% frequency.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFala manauarapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectAumentativopt_BR
dc.subjectTeoria da avaliatividadept_BR
dc.titleA expressão do aumentativo na fala manauarapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo analisa a expressão do aumentativo na fala manauara, no plano do conteúdo explícito e implícito como um recurso semântico-argumentativo que ultrapassa o enunciado. A base teórica se norteia na Sociolinguística Variacionista Laboviana (LABOV, 2008), na Teoria de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e no Funcionalismo Linguístico (SOUZA, 2012), observando os níveis gramaticais para o tratamento da expressão do grau aumentativo. Verifica-se a frequência de ocorrência e o tipo de uso na expressão do aumentativo, através de variáveis linguísticas e extralinguísticas. O corpus investigado pertence ao banco de dados do FAMAC (Fala Manauara Culta e Coloquial) e constituem-se de 6 registros, distribuídos equitativamente em EF, DID e D2. O critério de seleção dos informantes são os que tenham nascido em Manaus ou residam há mais de 20 anos. A análise dos dados apontou que a maior incidência de gradação do aumentativo ocorreu no tipo de registro DID, com 41% de frequência.pt_BR
dc.title.enThe augmentative graduation in the manauara speechpt_BR
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