Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33171
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria Socorro Lucena | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Hegildo Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T12:16:24Z | - |
dc.date.available | 2018-06-26T12:16:24Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Lima, M. S. L.; Gonçalves, H. H. (2009) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33171 | - |
dc.description | LIMA, Maria Socorro Lucena; GONÇALVES, Hegildo Holanda. A práxis docente no desempenho das atividades do professor formador. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9. ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Práxis Docente | pt_BR |
dc.subject | Formador de Docentes | pt_BR |
dc.subject | Formação Contínua | pt_BR |
dc.title | A práxis docente no desempenho das atividades do professor formador | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo faz uma reflexão sobre a práxis docente no desempenho das atividades do professor formador. A problemática motivadora dessa investigação surgiu-nos a partir das seguintes indagações: Como se dá a práxis docente na ação de um professor formador?O que representa a formação contínua na vida do professor-formador? O que é formação contínua? Qual a relação entre formação contínua e desenvolvimento profissional? É na condição de aprendiz que pretendemos refletir sobre esses pontos no presente escrito. Com base nas teorias de Aristóteles (2001), Berten (2004), Vazquez, (1990), e Kosik (1989), tecemos um diálogo com os estudos sobre formação docente, através de Lima (2001), Pimenta (1994), Libâneo (2001), Severino (2000) entre outros, as reflexões apresentadas por este texto pretende aprofundar teoricamente elementos conceituais que possibilitem a compreensão das atividades do professor-formador no seu desempenho de atividades. Educação, como prática e teoria social, está na esfera das idéias e no domínio da criação, o que representa um compromisso político que requer um conhecimento da dimensão histórica dos processos e das suas diferentes áreas de estudo. A práxis na educação não só produz uma cultura humanizada, no sentido de um mundo de materialidade que satisfaça as necessidades humanas com base em objetivos e projetos, mas nessa mesma atividade prática o sujeito se recria e se transforma a si mesmo. Nesse sentido, estruturamos o presente texto na seguinte ordem: Num primeiro momento analisamos, para uma melhor compreensão da temática, a relação entre teoria, prática e práxis docente, mostrando a imbricação existente entre essas; Em segundo, discutimos sobre o professor-formador na articulação da formação continua e o desenvolvimento profissional de professores; Em Terceiro, tratamos da ação didática do formador e, por último, analisamos a relação entre o formador e o seu envolvimento com a pesquisa sobre formação docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_eve_msllimahhgoncalves.pdf | 123,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.