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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maria Socorro Lucena-
dc.contributor.authorGonçalves, Hegildo Holanda-
dc.date.accessioned2018-06-26T12:16:24Z-
dc.date.available2018-06-26T12:16:24Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationLima, M. S. L.; Gonçalves, H. H. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33171-
dc.descriptionLIMA, Maria Socorro Lucena; GONÇALVES, Hegildo Holanda. A práxis docente no desempenho das atividades do professor formador. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9. ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráxis Docentept_BR
dc.subjectFormador de Docentespt_BR
dc.subjectFormação Contínuapt_BR
dc.titleA práxis docente no desempenho das atividades do professor formadorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo faz uma reflexão sobre a práxis docente no desempenho das atividades do professor formador. A problemática motivadora dessa investigação surgiu-nos a partir das seguintes indagações: Como se dá a práxis docente na ação de um professor formador?O que representa a formação contínua na vida do professor-formador? O que é formação contínua? Qual a relação entre formação contínua e desenvolvimento profissional? É na condição de aprendiz que pretendemos refletir sobre esses pontos no presente escrito. Com base nas teorias de Aristóteles (2001), Berten (2004), Vazquez, (1990), e Kosik (1989), tecemos um diálogo com os estudos sobre formação docente, através de Lima (2001), Pimenta (1994), Libâneo (2001), Severino (2000) entre outros, as reflexões apresentadas por este texto pretende aprofundar teoricamente elementos conceituais que possibilitem a compreensão das atividades do professor-formador no seu desempenho de atividades. Educação, como prática e teoria social, está na esfera das idéias e no domínio da criação, o que representa um compromisso político que requer um conhecimento da dimensão histórica dos processos e das suas diferentes áreas de estudo. A práxis na educação não só produz uma cultura humanizada, no sentido de um mundo de materialidade que satisfaça as necessidades humanas com base em objetivos e projetos, mas nessa mesma atividade prática o sujeito se recria e se transforma a si mesmo. Nesse sentido, estruturamos o presente texto na seguinte ordem: Num primeiro momento analisamos, para uma melhor compreensão da temática, a relação entre teoria, prática e práxis docente, mostrando a imbricação existente entre essas; Em segundo, discutimos sobre o professor-formador na articulação da formação continua e o desenvolvimento profissional de professores; Em Terceiro, tratamos da ação didática do formador e, por último, analisamos a relação entre o formador e o seu envolvimento com a pesquisa sobre formação docente.pt_BR
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