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dc.contributor.advisorTupinambá, Antonio Caubi Ribeiro-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Márcio Oliveira-
dc.date.accessioned2018-06-21T17:16:10Z-
dc.date.available2018-06-21T17:16:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Márcio Oliveira. Gestão por competências nos Institutos Federais de Educação do Nordeste brasileiro. 2018. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33124-
dc.description.abstractBy Decree No. 5,707/2006, the management skills was incorporated into the brazilian federal public administration, being compulsory in source for the establishment of institutional guidelines for the development of functionalism federal public. Inserted in this context are the Federal Institutes of education, science and technology of the Brazilian Northeast, however, the implementation of this management model in these institutions comes meeting numerous challenges. The general objective of the study is to know the current reality of people management skills in Federal Education Institutes of northeastern Brazil, and from the experiences observed, present paths or strategies that can subsidize the exercise of this management. The research methodology was characterized as: applied, qualitative, descriptive and with multiple case studies. The unit of analysis was 6 (six) Federal Institutes of Education from northeastern Brazil, represented by their top leaders. The data collected through interview with these leaders were treated through content analysis. The results showed that: there is similarity in the fledgling State or embryonic exercise of people management skills in institutions; the bureaucratic structure and the cultural context of the institutions, the absence of more effective actions of the Ministry of education (MEC) and planning (MP), lack of exchange of experiences among institutions and the preparation of work teams to conduct the deployment process were some of the factors the process as facilitators factors singled out and realized that the leaders had trouble pointing them; and finally, the identification of these factors was able to indicate guidelines for the preparation of a guide for the favor of people management skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectServiço público brasileiropt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educaçãopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.titleGestão por competências nos Institutos Federais de Educação do Nordeste brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMediante o Decreto nº 5.707/2006, a Gestão por Competências foi incorporada à gestão pública federal brasileira, constituindo-se, obrigatoriamente, em fonte para o estabelecimento de diretrizes institucionais destinadas ao desenvolvimento do funcionalismo público federal. Inseridos neste quadro estão os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Nordeste brasileiro, entretanto, a implantação nessas instituições deste modelo gerencial vem encontrando inúmeros desafios. O objetivo geral do estudo reside em conhecer a realidade atual do exercício da gestão de pessoas por competências nos Institutos Federais de Educação do Nordeste brasileiro e, a partir das experiências observadas, apresentar caminhos ou estratégias que possam subsidiar o exercício dessa gestão. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como: aplicada, qualitativa, descritiva e com estudo de casos múltiplos. A unidade de análise recaiu sobre 6 (seis) Institutos Federais de Educação do Nordeste brasileiro, representados por seus dirigentes superiores de recursos humanos. Os dados levantados mediante entrevista com estes dirigentes foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que: há similaridade no estado incipiente ou embrionário do exercício da gestão de pessoas por competências nas Instituições; a estrutura burocrática e o contexto cultural das Instituições, a ausência de ações mais efetivas dos Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento (MP), inexistência de troca de experiências entre Instituições e o despreparo de equipes de trabalho para conduzir o processo de implantação foram alguns dos fatores dificultadores apontados e quanto aos fatores facilitadores percebeu-se que os dirigentes tiveram dificuldade em apontá-los; e por fim, a identificação destes fatores foi capaz de indicar diretrizes para a elaboração de um guia destinado ao favorecimento da gestão de pessoas por competências.pt_BR
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