Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ronaldo Glauber Maia | - |
dc.contributor.author | Silva, Mauricio Lino | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T22:35:37Z | - |
dc.date.available | 2018-06-19T22:35:37Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. L. O auxílio de materiais de baixo custo no ensino de Física, com o tema: princípios de propagação do calor a alunos do 2º ano do nível médio. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33087 | - |
dc.description.abstract | The present work was elaborate with to intention to auxiliary the classes to physical to students of 2nd year of high medial. Consists in working with the use of low cost materials inserted together the context of class plan of Professor in order to facilitate students' understanding about the principles of thermal heat transfer. By the fact of being a topic of the physical very complex, abstract and with many calculations, it is difficult for students to they see fit indeed like these phenomena occur. To be classes taught, with experiments utilizing materials easy to acquire by all, where they can redo the experiments done in the classroom in their homes, with colleagues, the family and with the friends they will seize and internalize more information of the content accosted. Taking doubts and questionings to the teacher and by becoming individuals constructors of their own knowledge. This proposal of constructivist teaching put the student as the main focus in the construction of your knowledge and the teacher will be mediator so that he come on find the answers the problems and challenges proposed. Realizing that everything what is studying is present in your everyday life. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Experimentos de baixo custo | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Calor - Transmissão | pt_BR |
dc.title | O auxilio de materiais de baixo custo no ensino de Física, com o tema: princípios de propagação do calor a alunos do 2º ano do nível médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho foi elaborado com o intuito de auxiliar aulas de física aos alunos do 2º ano do ensino médio. Consiste em trabalhar com a utilização de materiais de baixo custo inseridos juntamente no contexto do plano de aula do professor de modo a vir facilitar a compreensão dos alunos acerca dos princípios térmicos de transferência de calor. Pelo fato de ser um tópico da física muito complexa, abstrato e com muitos cálculos, fica difícil para os alunos entenderem de fato como esses fenômenos acontecem. Ao serem ministradas aulas, com experimentos utilizando materiais de fácil aquisição por todos, onde eles possam refazer os experimentos feitos na sala de aula em suas casas, com os colegas, a família e com os amigos eles irão apreender e internalizar mais informações do conteúdo abordado. Levando duvidas e questionamentos ao professor e tornando-se sujeitos construtores de seu próprio conhecimento. Essa proposta de ensino construtivista coloca o aluno como o foco principal na construção de seu conhecimento e o professor será mediador de modo que ele venha encontrar as respostas aos problemas e desafios propostos. Percebendo que tudo que está estudando está presente em seu cotidiano. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_mlsilva.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.