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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorColaço, Raquel Ferreira-
dc.contributor.authorKern, Edith Rodrigues Morgado-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.contributor.authorCruz, Rosimeire Costa de Andrade-
dc.date.accessioned2018-06-19T11:29:32Z-
dc.date.available2018-06-19T11:29:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCOLAÇO, Raquel Ferreira; KERN, Edith Rodrigues Morgado; SILVA, Lucas Melgaço da; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. O Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) e a prática de professoras de crianças pequenas em creches. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 11034-11049.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33077-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPROINFANTILpt_BR
dc.titleO Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) e a prática de professoras de crianças pequenas em crechespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA fim de oferecer a formação mínima, exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), aos professores leigos que atuam na Educação Infantil e, assim, elevar o nível da qualidade do trabalho docente desenvolvido em creches e pré-escolas do país, o Ministério da Educação (MEC), em 2005, pôs em execução o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica de professores formados por este Programa em duas creches conveniadas à rede municipal de Fortaleza. Os autores que ofereceram suporte teórico para a sua fundamentação foram Oliveira-Formosinho (2001) e Katz (1993), estudiosas que definem a necessária profissionalidade específica para os professores que atuam na Educação Infantil. Também foram consultados alguns documentos oficiais e instrumentos legais, como a LDB (BRASIL, 1996) e o PROINFANTIL (BRASIL, 2005). Além da análise do material pedagógico do PROINFANTIL (Guia Geral e Livro do Tutor), os procedimentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas individuais com quatro professoras formadas pelo Programa. Os resultados encontrados revelam que as professoras egressas conseguiram: ampliar os conhecimentos e rever concepções acerca de Educação Infantil, prática pedagógica, criança, avaliação, profissionalização docente, entre outros; incorporar à prática que desenvolvem com as crianças, aspectos imprescindíveis para o trabalho exigido nesta etapa da educação, como a sensibilidade e a escuta sensível. Tendo em vista a presença de um número ainda muito elevado de professoras leigas trabalhando na Educação Infantil, o objetivo do PROINFANTIL em promover a melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças, por meio da formação das professoras, tem se constituído uma iniciativa interessante. Por outro lado, o referido Programa não pode se transformar em política pública, pois desta forma, estaria incentivando as prefeituras a continuar contratando professoras5 sem a formação mínima exigida pela lei.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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