Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33074
Tipo: Artigo de Evento
Título: Currículo como construção da identidade docente na formação de professores e profissionalização docente para a educação básica
Autor(es): Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes
Trompieri Filho, Nicolino
Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Sobral, Adriana Eufrásio Braga
Palavras-chave: Currículo;Identidade docente;Formação;Profissionalização
Data do documento: 2013
Citação: RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes, TROMPIERI FILHO, Nicolino; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Currículo como construção da identidade docente na formação de professores e profissionalização docente para a educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 9249-9265.
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa de mestrado e m Educação Brasileira, na Universidade Federal do Ceará- UFC e tem o objetivo de analisar recorte acerca do currículo como construção da identidade docente na formação de professores e profissionalização docente para a educação básica. Fundamentou-se teoricamente em autores, como: Anastasiou (2006) que aborda o contexto legal em que as instituições poderão usar maior autonomia na definição dos currículos de seus cursos; Guimarães (2004) exprime que a chamada “crise de identidade” das várias profissões e de profissionais torna-se uma realidade amplamente posta; Nóvoa (1995a, 1995b, 1995c), no entanto valendo-se de uma retrospectiva histórica, mostra que os estudos sobre a formação e atuação de professores, de forma geral, foram marcados por uma separação entre o eu pessoal e o eu profissional, dentre outros. A pesquisa configurou-se como estudo de caso etnográfico, fundamentada em André (2005). Realizou-se dinâmica com 35 licenciandos do 4º período, bem como se efetivaram entrevistas semiestruturadas com 18 licenciandos do 8º período do curso de Licenciatura em Geografia, matriculados no novo currículo. Os resultados evidenciaram que apesar da aproximação com a realidade escolar ensejada no período da formação inicial, por meio d os estágios supervisionados, constatou-se que alguns pretendem ser docentes na educação básica, porém a maioria anseia atuar no ensino superior, o que confirmou as influencias do currículo em ação, na construção da identidade docente, e emerge a importância dos docentes do curso comprometerem-se ético- politicamente com a formação que o curso de licenciatura propõe, pois esses achados mostram como a relação docente-licenciando pode colaborar ou não para atingir as expectativas almejadas na formação de professores e profissionalização docente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33074
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_lamendes.pdf164 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.