Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorSantana, Liana Braga de-
dc.date.accessioned2018-06-14T18:41:57Z-
dc.date.available2018-06-14T18:41:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTANA, L. B. Hierarquização dos atributos relevantes segundo as necessidades e preferências de compradores potenciais de imóveis residenciais verticais. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32901-
dc.description.abstractCurrently, the literature contains many queries related to the identification of values attributes in the selection of the housing process. But an increase in relation to the hierarchy of these attributes is necessary, according to the degree of importance attached by the consumer as possible. And the combination of these attributes found with real estate offered in the market, can guide organizations to a more suitable product development to customer needs. Within this context, the present study sought to rank the attributes considered important in the purchase decision process of vertical residential property by potential buyers. Thus, interviews were conducted with 382 potential buyers of apartments in Fortaleza (CE), in order to prioritize the architectural attributes they most valued. Then, the sample was divided by bands distinguished from the value provided by the customer to purchase the property. Those same tracks were used to also target real estate on offer in the real estate market. Subsequently, in order to provide adequate information to support decision making in the product development process, a comparative study of the attributes found in the collection and offered by developments in the market was made. The results are considered positive for the ranking of the attributes and in relation to the intersections of information on supply and demand, which indicated no difference between the two, even if the timing is greater. In short, it is concluded that there are important points to be evaluated in the projects by developers and builders, for example, neighborhoods chosen and attributes related to the property's standard and equipment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectMercado imobiliáriopt_BR
dc.subjectAttributespt_BR
dc.subjectConsumerpt_BR
dc.subjectReal estate marketpt_BR
dc.titleHierarquização dos atributos relevantes segundo as necessidades e preferências de compradores potenciais de imóveis residenciais verticaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, a literatura apresenta muitas pesquisas relacionadas à identificação de atributos valorativos no processo de escolha da habitação. Porém é necessário um reforço em relação à hierarquização desses atributos, segundo o grau de importância dada pelo possível consumidor. E a associação desses atributos encontrados, com os imóveis ofertados no mercado, podem nortear as organizações a um desenvolvimento de produto mais adequado às necessidades dos clientes. Dentro desse contexto, o presente trabalho buscou hierarquizar os atributos considerados importantes no processo de decisão de compra de imóveis residenciais verticais por potenciais compradores. Dessa forma, foram realizadas entrevistas com 382 potenciais compradores de apartamentos em Fortaleza (CE), com o objetivo de hierarquizar os atributos arquitetônicos por eles mais valorizados. Em seguida, a amostra foi dividida por faixas distinguidas a partir do valor disponibilizado pelo cliente à compra do imóvel. Essas mesmas faixas foram utilizadas para também segmentar os imóveis em oferta no mercado imobiliário. Posteriormente, e com o intuito de disponibilizar informações adequadas para apoiar a tomada de decisão no processo de desenvolvimento de produto, foi feito um estudo comparativo entre os atributos encontrados na coleta e os ofertados pelos empreendimentos no mercado. Os resultados, considerados positivos para a hierarquização dos atributos e com relação aos cruzamentos de informações sobre oferta e demanda, indicaram que há diferença entre as duas, mesmo que a sincronia seja maior. Em suma, conclui-se que existem pontos importantes a serem avaliados nos empreendimentos por incorporadoras e construtoras, como por exemplo, os bairros escolhidos e os atributos ligados ao padrão do imóvel e equipamentos.pt_BR
Aparece nas coleções:DECC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_lbsantana.pdf9,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.