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dc.contributor.authorPena, Victor Hermann Mendes-
dc.date.accessioned2018-06-14T15:34:08Z-
dc.date.available2018-06-14T15:34:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPENA, Victor Hermann Mendes. Artificiosa perversão: diário de um sedutor e a estética do século XX. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 11, p. 12-27, jan./mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32889-
dc.description.abstractIn this paper we try to analyse how a “contriving heart of a perverse man", namely, the aesthetics of Johannes, protagonist of The Seducer's Diary, by Kierkegaard, might be related to some questions raised by XIXTH aesthetics. Our argument adopts the following train of thought: first, a brief review of these question, starting with the analysis raised by Italian philosopher Giorgio Agamben in The Man Without Content; second, introducing Johannes inside the fresco of characters commented by the philosopher (Frenhofer; Catoblepas; Monsieur Jourdain; Rameau), in order to analyse in which ways his ideas deepens and/or changes the aesthetics raised within our time frame.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiário de um sedutorpt_BR
dc.subjectEstética do século XIXpt_BR
dc.subjectArtifíciopt_BR
dc.subjectPerversãopt_BR
dc.titleArtificiosa perversão: diário de um sedutor e a estética do século XXpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiário de um sedutor, primeiro capítulo da obra Ou isso, ou aquilo: um fragmento de vida, publicado por Søren Kierkegaard, em 1843, apresenta a “consciência artificiosa de um homem perverso", a saber: as entradas do diário do protagonista Johannes, um jovem esteta boêmio, dedicadas ao relato dos diversos artifícios de que lançou mão na conquista e desenvolvimento sensual da pura Cordelia, sua amada. Tendo em vista ser considerado tanto pelo narrador quanto pelo autor como uma espécie de “estudo” estético, o presente artigo busca relacionar as ideias de Johannes com outras noções de estética do século XIX. Para tal, iremos: primeiro, fazer uma breve revisão dessas questões, partindo das análises do filósofo Giorgio Agamben, em O homem sem conteúdo; segundo, introduzir, no afresco de personagens comentadas pelo filósofo (o pintor Frenhofer, do conto A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac; Monsieur Jourdain, protagonista da peça de Moliére; e o Sobrinho de Rameau, do diálogo filosófico imaginado por Diderot), a figura de Johannes, buscando analisar de que modo ele aprofunda e/ou altera a concepção estética possível de ser levantada neste recorte temporal.pt_BR
dc.title.enContriving perversion: diary of a seducer and XIXth aestheticspt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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