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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bernardo, Joyla Maria Pires | - |
dc.contributor.author | Tavares, Ricardo de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-14T14:18:09Z | - |
dc.date.available | 2018-06-14T14:18:09Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Bernardo, J. M. P.; Tavares, R. O. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32883 | - |
dc.description | BERNARDO, Joyla Maria Pires; TAVARES, Ricardo de Oliveira. Desenvolvimento de modelos didáticos auxiliares no processo de ensino-aprendizagem em embriologia humana. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 87-105, jul./dez. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | One of the main problems for the teaching of Biology is the great amount of abstract content, with complex terms, making the students’ comprehension difficult. In addition, the lack of resources generates disinterest on the part of the students, with the use of models that represent the structures in their three-dimensional form. Therefore, it is proposed in this work the creation of didactic models about human embryonic development, using low-cost recyclable materials in order to facilitate the understanding of the students. In addition, the objective is to point out the importance of alternative methodologies as efficient strategies in the contribution to the effectiveness of the teaching and learning processes. This is a research based on reporting the teaching of Biology by dialoguing with practice in an institutional program called Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), which was carried out with students of the first year of high school in the city of Sobral (CE), aiming to presente the content that would be approached in the classroom through expository dialogic classes. Subsequently, seven didactic models were constructed using low-cost recyclable materials related to the specific themes of the content taught. From the data analysis, it was ratified the importance of the theoretical basis for teaching, as well as realizing the importance of the students’ participation in the construction of a didactic strategy in which knowledge is a collective construct and whose results are didactic models capable of making the learning process more concrete and closer to the reality of the students. After discussions and evaluations, it was verified that students understood the content about the human embryonic development. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento embrionário | pt_BR |
dc.subject | Avaliação mediadora | pt_BR |
dc.subject | Embryonic development | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de modelos didáticos auxiliares no processo de ensino-aprendizagem em embriologia humana | pt_BR |
dc.title.alternative | Desarrollo de modelos didácticos auxiliares en el proceso de enseñanza-aprendizaje en emriología humana | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Um dos principais problemas para o ensino de biologia é a grande quantidade de conteúdos abstratos, com termos complexos, dificultando a compreensão dos alunos. Além disso, a falta de recursos, como a utilização de modelos que representem as estruturas na sua forma tridimensional, gera desinteresse por parte dos discentes. Diante disso, propõe-se neste trabalho a confecção de modelos didáticos referentes ao desenvolvimento embrionário humano, utilizando material reciclável e de baixo custo, a fim de facilitar a compreensão dos discentes. Além disso, objetiva-se evidenciar a importância de metodologias alternativas como estratégias eficientes para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato pesquisa sobre a temática do ensino da biologia dialogando com questões da prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), feito com alunos de primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual localizada em Sobral (CE), com o objetivo de apresentar o conteúdo que seria abordado em sala através de aula expositiva dialogada. Posteriormente, sete modelos didáticos foram construídos utilizando materiais recicláveis de baixo custo atinentes a temáticas específicas do conteúdo ministrado. Por meio da análise dos dados, pôde-se ratificar a importância do embasamento teórico para o ensino, assim como perceber a importância da participação dos alunos na construção de uma estratégia didática na qual o conhecimento é um construto coletivo e cujo resultado são modelos didáticos capazes de tornar a aprendizagem mais concreta e próxima da realidade dos alunos. A partir das discussões e dos meios de avaliação, verificou-se que os alunos compreenderam os conteúdos abordados acerca do desenvolvimento embrionário humano. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Uno de los principales problemas para la enseñanza de Biología es la gran cantidad de contenidos abstractos, con términos complejos, dificultando la comprensión de los alumnos. Además, la falta de recursos, con la utilización de modelos que representen las estructuras en su forma tridimensional, genera desinterés por parte de los discentes. En este trabajo, se propone la construcción de modelos didácticos sobre el desarrollo embrionario humano, utilizando material reciclable y de bajo coste para facilitar la comprensión de los discentes. Además, se busca evidenciar la importancia de metodologías alternativas como estrategias eficientes en la contribución para la efectivización del proceso de enseñanza-aprendizaje. Se trata de un relato-investigación sobre la enseñanza de temática de la biología dialogando con cuestiones de la práctica del PIBID, hecho con alumnos de primer año de la Enseñanza Secundaria de una escuela de la red estadual ubicada en Sobral (CE), con el objetivo de presentar el informe Contenido que sería abordado en sala, a través de una clase expositiva dialogada. Posteriormente, siete modelos didácticos fueron construidos, utilizando materiales reciclables de bajo coste referentes a temáticas específicas del contenido ministrado. A través del análisis de los datos, se puede ratificar la importancia del fundamento teórico para la enseñanza, así como percibir la importancia de la participación de los alumnos en la construcción de una estrategia didáctica en la cual el conocimiento es una construcción colectiva y cuyo resultado son modelos didácticos capaces de Hacer el aprendizaje más concreto y próximo de la realidad de los alumnos. | pt_BR |
dc.title.en | Development of supporting didactic models in the teaching and learning processes in human embryology | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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