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dc.contributor.authorBarbosa, Carlos Soares-
dc.date.accessioned2018-06-14T14:11:40Z-
dc.date.available2018-06-14T14:11:40Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBarbosa, C. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32880-
dc.descriptionBARBOSA, Carlos Soares. A política neoliberal e a contrarreforma na educação dos trabalhadores no governo Fernando Henrique Cardoso. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 35-50, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to analyze the changes in social and educational policies during the Fernando Henrique Cardoso’s governments, with emphasis on youth and adult education (EJA) and vocational education, mainly on the professional qualification of low-income workers and low schooling. As a result of a bibliographical research, the first part describes the main assumptions of neoliberal politics, the reasons for its adoption in Brazil in the 1990s and the centrality given to the reform of the State apparatus. Then, it identifies the changes made in the EJA and the Professional Education to meet the interests of capital and the guarantee of governance in the context of the crisis of the wage society and the high unemployment rates.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectPolítica neoliberalpt_BR
dc.subjectFernando Henrique Cardosopt_BR
dc.titleA política neoliberal e a contrarreforma na educação dos trabalhadores no governo Fernando Henrique Cardosopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo visa a analisar as mudanças operadas nas políticas sociais e educacionais durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, com destaque à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à Educação Profissional, especialmente a qualificação profissional dos trabalhadores de baixa renda e pouca escolaridade. Fruto de pesquisa bibliográfica, a primeira parte do artigo descreve os principais pressupostos da política neoliberal, as razões de sua adoção no Brasil na década de 1990 e a centralidade promovida à reforma do aparelho de Estado. Em seguida, identifica as mudanças efetuadas na EJA e na Educação Profissional para atender aos interesses do capital e para garantir a governabilidade no contexto da crise da sociedade salarial e dos altos índices de desemprego.pt_BR
dc.title.enThe neoliberal policy and the reform in the education of the workers in the Fernando Henrique Cardoso's governmentpt_BR
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