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dc.contributor.authorFarias, Marnilde Silva de-
dc.contributor.authorMelo, Lana Cristina Barbosa de-
dc.contributor.authorCattaneo, Caroline Coelho-
dc.contributor.authorMatos, Maristela Bortolon de-
dc.date.accessioned2018-06-14T14:10:46Z-
dc.date.available2018-06-14T14:10:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFarias, M. S.; Melo, L. C. B.; Cattaneo, C. C.; Matos, M. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32879-
dc.descriptionFARIAS, Marnilde Silva de; MELO, Lana Cristina Barbosa de; CATTANEO, Caroline Coelho; MATOS, Maristela Bortolon de. A matriz curricular de cursos de licenciatura e sua interface com a modalidade educação do campo: análise crítica para reflexão de uma realidade concreta. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 19-34, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the curricula of the initial formation of teachers and their interface with the education of the field. The National Curriculum Guidelines for the Education of Teachers of Basic Education at the Higher Level guide that undergraduate and full undergraduate courses contemplate a set of principles, fundamentals and procedures in the curricular organization of the course, thus promoting in its teaching and learning processes. Learning, all stages and modalities of Basic Education. In the light of the above, this paper aims to know if the curricula of undergraduate courses contemplate the field education modality. For that, a qualitative approach was used, based on bibliographical and documentary research. We analyzed the curricular matrices of four undergraduate courses of a public institution and the training proposals of the course plan, as well as the official documents that regulate the curricula. It was verified, through the analysis, that the matrices of the courses analyzed do not contemplate, in their proposals, the modality education of the field as axis of didactic-practical actions, however, it was possible to perceive that the modalities Education of Young and Adults, Education Indigenous and Special / Inclusive Education are foreseen in the training, therefore, there is a need to adapt the initial teacher training proposals, considering that the curricula have the character of guiding the formation and, for this, they must contemplate and guarantee the approach Of all stages and modalities of basic education and, thus, may allow a space of integral construction and formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação no Campopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectLicenciaturaspt_BR
dc.subjectMatriz curricularpt_BR
dc.titleA matriz curricular de cursos de licenciatura e sua interface com a modalidade educação do campo: análise crítica para reflexão de uma realidade concretapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa os currículos da formação inicial de professores e sua interface com a educação do campo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior indicam que os cursos de licenciatura e de graduação plena contemplem um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos na organização curricular de curso, promovendo, assim, em seus processos de ensino e aprendizagem, todas as etapas e modalidades da educação básica. Diante do exposto, este trabalho surge com o intuito de saber se os currículos de cursos de licenciatura contemplam a modalidade educação do campo. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e na documental. Foram analisadas as matrizes curriculares de quatro cursos de licenciatura de uma instituição pública e as propostas de formação do plano de curso, bem como os documentos oficiais que regulamentam os currículos. Constatou-se, por meio da análise, que as matrizes dos cursos analisados não contemplam, em suas propostas, a modalidade Educação do Campo como eixo de ações didático-práticas; porém, foi possível perceber que as modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, e Educação Especial/Inclusiva estão previstas na formação. Há, portanto, a necessidade de adequação das propostas de formação inicial de professores, considerando que os currículos possuem um caráter norteador na formação e, para isso, precisam contemplar e garantir a abordagem de todas as etapas e modalidades da educação básica; desse modo, poderão permitir um espaço de construção e formação integral.pt_BR
dc.title.enThe curricular matrix of licensing courses and its interface with the modality of field education: critical analysis for reflection of a concrete realitypt_BR
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