Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32872
Tipo: TCC
Título: Construção de conceitos físicos a partir dos saberes populares: uma experiência com o fenômeno da chuva
Autor(es): Santos, Maria Valdenia dos
Orientador: Lima, Kellen Cristina Vilhena
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Conhecimento popular;Chuva
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, M. V. Construção de conceitos físicos a partir dos saberes populares: uma experiência com o fenômeno da chuva. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Física a partir dos conhecimentos populares e avaliar a importância da utilização da construção de experimentos em sala de aula para alunos do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada na Cidade de Brejo Santo no Estado do Ceará. Para a exploração do conhecimento popular, investigou-se o fenômeno da chuva e as considerações dos profetas de chuva. Sendo assim, o levantamento das informações visa uma simplificação da Física, aproximando-a do cotidiano dos alunos. Já o uso da prática com o experimento contribui como uma possível ferramenta a ser agregada às práticas pedagógicas a fim de elevar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Ocorreu ainda aplicação de questionários, para medir o grau de interesse desses alunos pelo ensino de Física e a forma como a mesma é apresentada em sala de aula. O diagnóstico comprovou que os alunos têm uma preferencia por aulas práticas, que estas são pouco utilizadas e que o conhecimento popular merece um papel de destaque. Com isso encontrariam mais facilidade em sanar suas dúvidas e reconhecer a Física como uma ciência importante no desenvolvimento científico e tecnológico do homem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32872
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_mvsantos.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.