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dc.contributor.authorRodrigues, Dayane Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de-
dc.date.accessioned2018-06-13T18:26:53Z-
dc.date.available2018-06-13T18:26:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Dayane Silva; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Grupo como dispositivo socioeducativo: pesquisa-intervenção com adolescentes em cumprimento de prestação de serviço à comunidade. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 30-41, jan./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32854-
dc.description.abstractThis article presents some discussions from a doctoral thesis, which thought about specifics, principles and strategies for the use of group methodologies as devices to act in the care of eleven adolescents sentenced to measures in freedom. The study is the result of an intervention research, with adolescents, sentenced to community services, linked to a institution in the Distrito Federal. The article presents a summary of the results of the thesis, evidencing analyzes related to the meanings produced with adolescents on the concept of work, inherent in the obligation to provide community services. Under the prism of Historical-Cultural Psychology (LS Vygotsky), from the perspective of dialogism (M. Bakthin) and the problematization of the concept of group device (RB Barros), the negotiation processes for the accomplishment of a collaborative and community activity with adolescents are analyzed. Subsequently, aspects related to the movements of the group, permeated by transformations and resignifications, are approached. Finally, we discuss the concept of a group as a socio educational device that can be taken in the execution of socio-educational measures, in order to broaden the tools of care for adolescents and contribute to the deepening of the theoretical-methodological basis of practices in socioeducation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupopt_BR
dc.subjectDispositivopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPrestação de serviço à comunidadept_BR
dc.titleGrupo como dispositivo socioeducativo: pesquisa-intervenção com adolescentes em cumprimento de prestação de serviço à comunidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta discussões oriundas de uma tese de doutorado, que problematizou especificidades, princípios e estratégias para a utilização de metodologias grupais como dispositivos de atuação no atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. O estudo foi construído por meio de uma pesquisa-intervenção com onze adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade, vinculados a uma unidade de atendimento do Distrito Federal. O artigo apresenta um recorte dos resultados da tese, evidenciando análises relativas às significações produzidas com os adolescentes sobre o conceito de trabalho, inerente à medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade. Sob o prisma da Psicologia Histórico-Cultural (L. S. Vigotski), da perspectiva do dialogismo (M. Bakthin) e da problematização do conceito de grupo-dispositivo (R. B. Barros), são analisados os processos de negociação para a realização uma atividade colaborativa e comunitária com adolescentes. Na sequência, são abordados aspectos relativos aos movimentos do processo grupal, permeado por devires e ressignificações. Por fim, discute-se o conceito de grupo como dispositivo socioeducativo que pode ser tomado na execução de medidas socioeducativas, com vistas a ampliar as ferramentas de atendimento aos adolescentes e contribuir para o aprofundamento da base teórico metodológica das práticas em socioeducação.pt_BR
dc.title.enGroup as a socio-educational device: research-intervention with adolescents who were sentenced to community servicept_BR
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