Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32789
Tipo: TCC
Título: Fatores individuais e organizacionais associados a implementação da prática baseada em evidências por graduandos de fisioterapia do Ceará
Título em inglês: Individual and organizational factors associated with the implementation of evidence-based practices by Ceará’s undergraduate physical therapy students
Autor(es): Alves, Jamylle Lima
Lima, Lidiane Andréa Oliveira
Orientador: Lima, Lidiane Andréa Oliveira
Palavras-chave: Prática Clínica Baseada em Evidências;Fisioterapia;Estudantes
Data do documento: 14-Dez-2017
Citação: ALVES, J. L. ; LIMA, L. A. O. Fatores individuais e organizacionais associados a implementação da prática baseada em evidências por graduandos de fisioterapia do Ceará. 2017. 17 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, 2017.
Resumo: A prática baseada em evidência (PBE) é definida como a tomada de decisão clínica nos cuidados com o paciente, e a educação para a PBE é um importante fator para promoção de seu hábito. OBJETIVO: Investigar o conhecimento, a autoeficácia, a preparação acadêmica, o comportamento, as opiniões e interesses relativos à PBE, assim como as influências do meio acadêmico e as barreiras a sua implementação, em graduandos em Fisioterapia Estado do Ceará (CE). METODOLOGIA: Estudo transversal e descritivo, cuja amostra consistiu de acadêmicos matriculados no quinto/último ano de cursos de Fisioterapia do Estado do Ceará. Foi aplicado um questionário no período de março a setembro de 2017. RESULTADOS: Cento e dez graduandos participaram da pesquisa, a maioria cursa sua graduação na cidade de Fortaleza e frequenta cursos em instituições particulares. Apresentam atitudes positivas quanto a PBE, porém são neutros quanto ao incentivo para a prática no ambiente de “trabalho”. A principal forma de atualização foi leitura de artigos científicos; a base de dados mais utilizada foi a Scielo; e a principal barreira para a implementação da PBE foi o idioma da literatura. CONCLUSÃO: Os graduandos compreendem de forma limitada os conceitos da PBE, não estando satisfeitos com a preparação obtida durante a graduação. Entretanto assumem-se neutros quanto à existência de incentivo para a PBE no ambiente que atuam. Consideram-se moderadamente autoeficazes, porém não utilizam bases de dados contendo a melhor evidência, possivelmente devido à improficiência na língua inglesa, relatada como a principal barreira para a PBE.
Abstract: Evidence-based practice (EBP) is defined as the clinical decision-making in patient care, and education for EBP is an important factor to promote its habit. OBJECTIVE: To investigate the knowledge, selfefficacy, academic preparation, behavior, opinions and interests regarding EBP, as well as the influences of the academic environment and the barriers to its implementation in Physical Therapy undergraduates in the State of Ceará (CE). METHODOLOGY: A cross-sectional descriptive study in which the sample consisted of academics enrolled in the fifth / last year of Physical Therapy school in the State of Ceará. A questionnaire was applied during the period from March to September, in 2017. RESULTS: One hundred and ten undergraduates participated in the research, most of them attending undergraduate courses in private institutions in the city of Fortaleza. They have a positive attitude towards EBP, but are neutral regarding the incentive to this practice in their ‘work’ environment. The update was done mainly through the reading of scientific articles; the most used database was Scielo; and the main barrier to the implementation of EBP was the language of the literature. CONCLUSION: The undergraduates understand the concepts of EBP to a limited extent, and are not satisfied with the preparation received during graduation. However, they are neutral regarding the incentive for EBP in the environment they work. They consider themselves moderately self-efficacious, but do not use databases containing the best evidence, possibly due to the lack of English proficiency, reported as the main barrier to EBP.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32789
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jlalves.pdf242,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.