Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Eveline Barbosa Silva-
dc.contributor.authorFreitas, Paulo Sérgio Sales-
dc.date.accessioned2018-06-08T18:17:19Z-
dc.date.available2018-06-08T18:17:19Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFREITAS, Paulo Sérgio Sales. Análise da contribuição do programa de inclusão social Crediamigo Crescer para os microempreendedores de baixa renda na cidade de Fortaleza no ano de 2012. 2013. 48 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32761-
dc.description.abstractThis study had objective to analyze Crediamigo Crescer in the city of Fortaleza in the year of 2012 and the impact of this microcredit program. For this the inquiry makes a comparison between two different groups, a control group and a treatment group, formed by the first customers recently captured by the BNB, with less than one year, so no big impact of the lending on the activity and the second group formed for customers with more than two years of experience with microcredit, where is already perceived the result of investment in working capital in the activity. The comparison will be made from statistical data provided by the BNB and the answer the applications in a sample of enterprisers in the city of Fortaleza. It was found that the profile of the enterprisers from Fortaleza is female, married or in stable relationships, aged between 18 and 50 years, who exerts commercial activity and has a low level of education, because the most of them have the high school level incomplete. It was concluded that the Crediamigo Crescer has significant impact on the lives of enterprisers, because it supplied them an improvement of life, as in improving the activity increased with products, and improvement of structure of work, where was verified behind the applications the improvement in the quality of life of the enterprisers, as in realization of the dream of the own home, the best educational facilities for dependents, providing access to private schools and colleges and the acquisition of durable products such as cars, motorcycles, televisions, refrigerators, stoves, and others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMicrofinançaspt_BR
dc.subjectEmpréstimo bancário - Cearápt_BR
dc.subjectMicroempreendedorpt_BR
dc.subjectEmpreendimentos - Cearápt_BR
dc.titleAnálise da contribuição do programa de inclusão social Crediamigo Crescer para os microempreendedores de baixa renda na cidade de Fortaleza no ano de 2012pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo tem por objetivo a análise do Crediamigo Crescer na cidade de Fortaleza no ano de 2012 e o impacto desse programa de microcrédito. Para tanto a pesquisa faz um comparativo entre dois grupos distintos, um grupo de controle e um grupo de tratamento, o primeiro formado por clientes recém captados pelo BNB, com menos de um ano, portanto sem grandes impactos do empréstimo em sua atividade e o segundo grupo formado por clientes com mais de dois anos de experiência com o microcrédito, onde já é percebido o resultado do investimento do capital de giro na atividade. O comparativo será feito a partir de dados estatísticos formados por dados cedidos pelo BNB e pela resposta aos questionários aplicados em uma amostragem de empreendedores na cidade de Fortaleza. Verificou-se que o perfil do empreendedor de Fortaleza é do sexo feminino, casada ou com união estável, com faixa etária entre 18 e 50 anos, exerce atividade comercial e possui baixo nível de escolaridade, pois a maioria possui o nível médio incompleto. Concluiu-se que o Crediamigo Crescer possui impacto relevante na vida dos empreendedores, pois os proporcionou uma melhora de vida, tanto na melhoria da atividade com aumento de mercadorias e melhoria de estrutura, quanto na melhora da qualidade de vida do empreendedor, onde verificou-se através de questionários a realização do sonho da casa própria, na melhor estrutura educacional para os dependentes, proporcionando acesso a escolas e faculdades particulares e na aquisição de bens duráveis como carros, motos, televisores, geladeiras, fogões, dentre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_pssfreitas.pdf642,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.