Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32757
Tipo: | TCC |
Título : | Análise dos efeitos econômicos da entrada da empresa Azul linhas aéreas no setor aéreo brasileiro |
Autor : | Casqueiro, Mayara Lima |
Tutor: | Souza, Sérgio Aquino de |
Palabras clave : | Aeronáutica comercial;Expansão comercial |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | CASQUEIRO, Mayara Lima. Análise dos efeitos econômicos da entrada da empresa Azul linhas aéreas no setor aéreo brasileiro. 2013. 35 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta monografia apresenta uma análise do efeito causado pela entrada da companhia Azul Linhas Aéreas no setor aéreo doméstico brasileiro. Para isso, foi feito um estudo acerca da evolução do índice de concentração mensurado pelo índice de Herfindahl (HHI) e do poder de mercado calculado pelo índice de Lerner do setor, utilizando o modelo geral de Cournot que nos mostra a relação entre esses dois índices e a elasticidade. Para se extrair o efeito isolado na redução desses índices, foi feito também um contrafactual simulando o mercado sem a presença da companhia. O poder de mercado, após a entrada da Azul, reduziu 27,3%, enquanto que no contrafactual houve uma redução de apenas 5,5%. Logo, o impacto econômico da entrada da empresa foi de 21,8%. Assim, pode-se concluir que a entrada da Azul teve um efeito positivo, já que houve uma redução da concentração e a consequente queda do poder de mercado no setor aéreo doméstico, de forma a beneficiar os consumidores. |
Abstract: | This monograph presents an analysis of the effect caused by the entry of Azul Airlines Company in Brazil's domestic airline industry. For this, a study was made about the evolution of the concentration index measured by Herfindahl index (HHI) and market power calculated by the Lerner index sector, using the general Cournot model that shows the relationship between these two indices and elasticity. And to extract the isolated effect in reducing these indices was also made one simulating counterfactual market without the presence of the company. After the entry of Azul, the market power decreased 27.3%, whereas the counterfactual decreased by only 5.5%. Therefore, the economic impact of the entry of the company was 21.8%. Thereby, we conclude that the entry of Azul had a positive effect, since there was a reduction in the concentration and a consequent decrease of market power in the domestic airline industry, benefiting consumers. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32757 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_mlcasqueiro.pdf | 917,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.