Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32757
Type: TCC
Title: Análise dos efeitos econômicos da entrada da empresa Azul linhas aéreas no setor aéreo brasileiro
Authors: Casqueiro, Mayara Lima
Advisor: Souza, Sérgio Aquino de
Keywords: Aeronáutica comercial;Expansão comercial
Issue Date: 2013
Citation: CASQUEIRO, Mayara Lima. Análise dos efeitos econômicos da entrada da empresa Azul linhas aéreas no setor aéreo brasileiro. 2013. 35 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta monografia apresenta uma análise do efeito causado pela entrada da companhia Azul Linhas Aéreas no setor aéreo doméstico brasileiro. Para isso, foi feito um estudo acerca da evolução do índice de concentração mensurado pelo índice de Herfindahl (HHI) e do poder de mercado calculado pelo índice de Lerner do setor, utilizando o modelo geral de Cournot que nos mostra a relação entre esses dois índices e a elasticidade. Para se extrair o efeito isolado na redução desses índices, foi feito também um contrafactual simulando o mercado sem a presença da companhia. O poder de mercado, após a entrada da Azul, reduziu 27,3%, enquanto que no contrafactual houve uma redução de apenas 5,5%. Logo, o impacto econômico da entrada da empresa foi de 21,8%. Assim, pode-se concluir que a entrada da Azul teve um efeito positivo, já que houve uma redução da concentração e a consequente queda do poder de mercado no setor aéreo doméstico, de forma a beneficiar os consumidores.
Abstract: This monograph presents an analysis of the effect caused by the entry of Azul Airlines Company in Brazil's domestic airline industry. For this, a study was made about the evolution of the concentration index measured by Herfindahl index (HHI) and market power calculated by the Lerner index sector, using the general Cournot model that shows the relationship between these two indices and elasticity. And to extract the isolated effect in reducing these indices was also made one simulating counterfactual market without the presence of the company. After the entry of Azul, the market power decreased 27.3%, whereas the counterfactual decreased by only 5.5%. Therefore, the economic impact of the entry of the company was 21.8%. Thereby, we conclude that the entry of Azul had a positive effect, since there was a reduction in the concentration and a consequent decrease of market power in the domestic airline industry, benefiting consumers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32757
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_mlcasqueiro.pdf917,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.