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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Sérgio Aquino de-
dc.contributor.authorFerreira, Marcela Correia Pires-
dc.date.accessioned2018-06-08T18:09:03Z-
dc.date.available2018-06-08T18:09:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcela Correia Pires. Análise de competitividade do mercado brasileiro de bebidas energéticas. 2013. 45 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32753-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the dynamics of the energy drinks market in Brazil and its major regions, and understand the rivalry of firms operating in this industry know their characteristics and competitive effects. Therefore, points out the competitive characteristics of the market through a historical analysis of the periods of 2008 - 2012, presents a brief review of the literature regarding the Organization Idustrial instruments, displays and uses the model PCAIDS (proportionately Calibrated Almost Ideal Demand System) as a tool for the calculation of elasticities and thus make possible the calculation of the Lerner index. Research shows that there was a major shift energy drinks market in Brazil over the past five years. With the entry of new firms and new packaging, the market was less concentrated leaving to be an oligopoly market and becoming a fierce market competitionpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectBebidas - Indústriapt_BR
dc.titleAnálise de competitividade do mercado brasileiro de bebidas energéticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica do mercado de bebidas energéticas no Brasil e suas principais regiões, e entender a rivalidade das firmas atuantes nesse setor conhecendo suas características e efeitos competitivos. Para tanto, aponta as características concorrenciais do mercado através de uma análise histórica dos períodos de 2008 – 2012, expõe uma breve revisão da literatura quanto aos instrumentos da Organização Idustrial, apresenta e utiliza o modelo PCAIDS (Proportionately Calibrated Almost Ideal Demand System) como ferramenta para o cálculo de elasticidades e assim tornar viável o cálculo do índice de Lerner. A pesquisa mostra que ocorreu uma grande mudança mercado de bebidas energéticas no Brasil nos últimos cinco anos. Com a entrada de novas empresas e novas embalagens, o mercado ficou menos concentrado deixando de ser um mercado oligopolizado e passando a ser um mercado de concorrência acirrada.pt_BR
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