Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32740
Tipo: TCC
Título: Transferências diretas de renda: o programa bolsa família e sua importância na economia dos municípios cearenses
Autor(es): Pessoa, Jacinta Maria Rebouças
Orientador: Holanda, Marcos Costa
Palavras-chave: Renda -Distribuição - Ceará;Desenvolvimento econômico - Ceará;Programas de sustentação de renda - Ceará;Bolsa família
Data do documento: 2013
Citação: PESSÔA, Jacinta Maria Rebouças. Transferências diretas de renda: o programa bolsa família e sua importância na economia dos municípios cearenses. 2013. 73 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Várias são as questões relacionadas com a eficácia das políticas públicas de transferência de renda para a economia de uma região. Sendo assim, além de investigar o que os repasses financeiros executados por intermédio do Programa Bolsa Família significam em nível microeconômico para os indivíduos, é importante verificar a representatividade de tais recursos para as regiões atendidas. Com esse intuito, os levantamentos das transferências diretas de renda realizadas por meio do Programa Bolsa Família servirão de base para as conclusões acerca do impacto causado nos municípios cearenses. No geral, o desempenho das economias mais pobres é mais satisfatório diante da execução de tal política. Os resultados indicam que a garantia de uma renda mínima de inserção é válida no sentido de que se trata de uma injeção importante de recursos para municípios mais pobres e serve como dinamizador da economia local tendo em vista que o consumo apresentou sinais significativos em seu aumento, sobremaneira para os municípios mais pobres em estudo, e a educação destaca sinais crescentes de desenvolvimento, ainda que não muito elevados. Contudo, os fundamentos das economias locais continuam no setor de serviços, o que aponta para a falta de condições de desenvolvimento endógeno da região.
Résumé: Il ya plusieurs questions liées à l'efficacité des politiques publiques visant à transférer des revenus à l'économie d'une région. Ainsi, en plus d'enquêter sur les transferts financiers qui parcourent la Bolsa Família signifier niveau microéconomique pour les particuliers, est important de vérifier la représentativité de ces ressources vers les régions desservies. À cette fin, des enquêtes sur les transferts de revenus directs effectués par le programme Bolsa Família serviront de base pour tirer des conclusions quant à l'impact sur les municipalités en Ceará. Dans l'ensemble, les performances des économies les plus pauvres est plus satisfaisante avant la mise en œuvre d'une telle politique. Les résultats indiquent que la garantie d'un revenu minimum d'insertion est valable dans le sens où il s'agit d'une injection importante de ressources pour les communes les plus pauvres et sert comme un stimulateur de l'économie locale, étant donné que la consommation a montré des signes augmentation significative de leur, considérablement les municipalités les plus pauvres de l'étude, et les faits saillants de l'éducation des signes croissants de développement, bien que pas très élevé. Toutefois, les fondamentaux de l'économie locale encore dans le secteur des services, ce qui indique un manque de développement endogène adéquate de la région.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32740
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_jmrpessoa.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.