Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32716
Tipo: | Resumo |
Título: | Equoterapia contextualizada do campus para o ensino médio |
Autor(es): | Craveiro, Ana Carolina Marques Marciel, Melquisedeque Morais Santos, Francisco Samuel Nogueira dos Nunes, Yara Oliveira Ribeiro, Isadora Gomes Martins, Gabrimar Araújo |
Palavras-chave: | Equoterapia;Equideocultura;Orientação Pedagógica |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | CRAVEIRO, A. C. M. ;MARCIEL, M. M. ;SANTOS, F. S. N. ;NUNES, Y. O. ;RIBEIRO, I. G. ;MARTINS, G. A. (2016) |
Resumo: | O Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC) possui em seu projeto pedagógico a disciplina de Equideocultura e a partir dos alunos dessa disciplina foi criado o Grupo de Estudo em Produção de Equídeos (GEPEQ). O grupo conta com ações diversas, como encontros semanais para debate e apresentação de palestra, organização de seminários e workshops, participação em eventos acadêmicos e agropecuários. Dentro desde contexto, o projeto “Equoterapia Contextualizada do Campus para o Ensino Médio” foi criado com o objetivo de inserir nas turmas de alunos do ensino médio o estudo da equideocultura contextualizado, atendendo a uma diretriz do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta consiste em contextualizar o ensino da equoterapia como unidade de ensino da equideocultura nos cursos de ensino médio. O público alvo do projeto são adolescentes entre 14 e 17 anos, que foram submetidos a um ciclo de palestras com programação anual sobre a equideocultura e equoterapia desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e no Centro Equoterápico da Polícia Militar do Ceará. A orientação pedagógica ficou sob a responsabilidade de quatro alunos do curso de zootecnia e três profissionais convidados do programa de equoterapia do RPMon. A turma contou com 15 alunos inscritos, que puderam vivenciar a dinâmica das seções de equoterapia, a interação dos praticantes com animais e a atuação prática da atividade no resultado do tratamento fisioterapêutico dos praticantes, sendo complementado com avaliação escrita. Com as discussões e atividades escritas podemos concluir que o projeto despertou e alavancou o interesse nos alunos em estudar a equideocultura e a importância da equoterapia na reabilitação de diversas deficiências físicas e distúrbios psicológicos, além de treinar os alunos universitários envolvidos na apresentação de palestras e execuções de trabalhos direcionados.(número de cadastro da ação: CP.2016.PJ.0287) |
Descrição: | CRAVEIRO, Ana Carolina Marques et al. Equoterapia contextualizada do campus para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32716 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acmcraveiro.pdf | 50,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.