Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Adrielle-
dc.contributor.authorFreitas, Rayane Nobre de-
dc.contributor.authorSimão, Amanda Lima-
dc.contributor.authorViana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro-
dc.contributor.authorTeixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpídio de Sá-
dc.date.accessioned2018-06-08T15:48:44Z-
dc.date.available2018-06-08T15:48:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citation;FREITAS, R. N. ;SIMÃO, A. L. ;VIANA, B. M. M. R. ;TEIXEIRA, A. E. E. A. ;PINHEIRO, F. E. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32711-
dc.descriptionCUNHA, Adrielle, et al. Avaliação da função visual e intervenção precoce em crianças de uma creche filantrópica da cidade de Fortaleza - série de casos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectVisualpt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.titleAvaliação da função visual e intervenção precoce em crianças de uma creche filantrópica da cidade de Fortaleza - série de casospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Desenvolvimento Infantil é um processo complexo e multifatorial em que ocorrem mudanças nas estruturas físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais do indivíduo de forma ordenada e relativamente duradoura. A visão é reconhecida como o sentido mais importante na integração do indivíduo com o meio que o cerca. A exploração do ambiente pela criança através da visão favorece a integralidade de funções motoras, perceptivas, e mentais. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo relatar o processo de avaliação da função visual e o impacto da intervenção precoce de 5 crianças de uma creche filantrópica, acompanhadas entre os anos de 2015 e 2016, na cidade de Fortaleza/CE. Para a avaliação, 11 crianças foram submetidas, levando- se em consideração os seguintes aspectos visuais funcionais: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, ralações espaciais imitação e reprodução. Tais aspectos, quando alterados, comprometem equilíbrio, coordenação, cognição, organização temporal e esquema corporal. Já as intervenções, foram divididas em duas fases: tarefas cognitivas e de motricidade fina, e circuito com atividades que trabalhassem a capacidade motora grossa, aplicados durante 10 sessões com as 8 crianças que apresentaram atipias nas avaliações realizadas no ano anterior. Assim, após as intervenções, pudemos observar que, ao passar dos atendimentos, houve um empoderamento das atividades pelas crianças, implicando em resultados satisfatórios, concluindo-se que muitas das atipias e atrasos encontrados na avaliação inicial eram consequências de um contato deficiente das crianças com atividades psicomotoras e cognitivas e não necessariamente por alterações visuais. (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil – PADI, QC00.2000.PG.1404)pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acunha.pdf51,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.