Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Marcilene Gaspar | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Micheline Guelry Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-08T12:33:27Z | - |
dc.date.available | 2018-06-08T12:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Marcilene Gaspar; ALBUQUERQUE, Micheline Guelry Silva. As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2, 2015, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: Editora Fale, 2015, p. 545-559. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7758-268-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Texto dissertativo | pt_BR |
dc.subject | Argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Efeitos de sentido | pt_BR |
dc.title | As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste estudo, investigamos os efeitos de sentido das técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos em redações do Enem 2013. Para isso, analisamos 18 redações que receberam pontuação máxima, disponibilizadas em sites públicos. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas à luz dos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Os resultados apontam para a confirmação de nossa hipótese inicial de que os candidatos fazem uso, em seus textos, das técnicas argumentativas para dar sustentação às teses defendidas e tentar influenciar o auditório, utilizando, predominantemente, os argumentos baseados na estrutura do real e as ligações que fundamentam a estrutura do real. Concluímos, portanto, que o uso das técnicas se configura como essencial na construção de sentidos dos textos, uma vez que, embora não tenha domínio da teoria que fundamenta as técnicas, o candidato as utiliza com o propósito de convencer o auditório a aceitar as teses propostas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mgbarrosmgsalbuquerque.pdf | 365,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.