Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Antônio Roberto-
dc.contributor.authorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorReis, Edilberto Cavalcante-
dc.date.accessioned2018-06-07T13:53:05Z-
dc.date.available2018-06-07T13:53:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationXavier, A. R.; Chagas, E. F.; Reis, E. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32676-
dc.descriptionXAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teóricos. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 310-326, ago./dez. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to epistemologically ratify the conventional demystification of the Middle Ages as the “Dark Ages”. To this end, culture and education were listed as the main categories of analysis in this historical period. It is a research constructed through literature review in peculiar theoretical references. The deductive method was used, accompanied by a qualitative approach. The article is divided into four topics. The first makes a general exposition of the text. The second debate on cultural and educational aspects in the High Middle Ages. The third discusses the same aspects as in the Early Middle Ages. Finally, the fourth contemplates some judgments of value over all the textual composite. The results demonstrate that, instead of a period of “darkness”, the Middle Ages should be classified as a fertile period in cultural and educational aspects, when school and university systems are founded, legacies that continue to this day.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.subjectIdade Medievalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMedieval Agept_BR
dc.titleCultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teóricospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva ratificar epistemologicamente a desmistificação convencional sobre a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”. Para tanto, elencaram-se como categorias principais de análise a cultura e a educação nesse período histórico. Trata-se de uma pesquisa construída através de revisão de literatura em referenciais teóricos peculiares. Utilizou-se o método dedutivo, acompanhado de abordagem qualitativa. O artigo distribui-se em quatro tópicos. O primeiro faz uma exposição geral do texto. O segundo debate sobre os aspectos culturais e educacionais na Alta Idade Média. O terceiro discute acerca dos mesmos aspectos anteriores na Baixa Idade Média. Por fim, o quarto contempla alguns juízos de valor sobre todo o compósito textual. Os resultados demonstram que, em vez de um período de “trevas”, a Idade Média deve ser classificada como um período fértil nos aspectos culturais e educacionais, quando são fundados os sistemas escolares e universitários, legados que perduram até os dias atuais.pt_BR
dc.title.enCulture and education in the middle ages: historical-philosophical-theological aspectspt_BR
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_arxavierefchagas.pdf411,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.