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dc.contributor.advisorReis Filho, Osmar Gonçalves dos-
dc.contributor.authorMonteiro, Júlio Pio-
dc.date.accessioned2018-06-05T13:50:21Z-
dc.date.available2018-06-05T13:50:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Júlio Pio. Nomadismo Sensível: estética do videoclipe e tensionamentos em Stonemilker e Black Lake. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32584-
dc.description.abstractThis research investigates how the music video establishes itself as an hybrid audiovisual genre which moves between in a sort of image’s exhibition and fruition devices, under the spectrum of modern theories about art and imagens and the videoclipe studies in their mediatic context – the universe of discourses and imagens that determine their historial place in the cultural production. For such proposition, we put in dialogue two music videos from the singer Björk “Black Lake” and “Stonemilker”. From that, we’ll map wich elements constitute the mediatic image of Björk and what sort of implications it has in the aesthetic constitution of the analised works, and the transit of the genre between television, cyberspace and museum spaces. That reflections articulate with the studies about territories and nomadism from Gilles Deleuze and Felix Guattari (2002); Warburg (2015) art, imagem and culture history studies and the moving image sensory in Laura U. Marks (2000); the television studies and mediatic analysis of the music videos proposed by Thiago Soares (2009), Andrew Goodwin (1992) and Arlindo Machado (2000).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectBjörkpt_BR
dc.subjectMusic videopt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.titleNomadismo sensível: estética do videoclipe e tensionamentos em Stonemilker e Black lakept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa investiga como o videoclipe se estabelece como um gênero audiovisual híbrido que transita nos diversos dispositivos de exibição e fruição da imagem, sob o espectro das teorias modernas sobre arte e imagem e dos estudos do videoclipe dentro do seu contexto midático - o universo de discursos e imagens que determinam seu posicionamento histórico na produção cultural. Para tal, colocamos em diálogo dois videoclipes da cantora Björk “Black Lake” e “Stonemilker”. A partir disso, mapearemos quais elementos constituem a imagem midiática de Björk e que implicações esta tem na constituição estética das obras estudadas e no trânsito do gênero entre televisão, ciberespaço e o espaço museológico. Tais reflexões se articulam com os estudos sobre territórios e nomadismo de Gilles Deleuze e Felix Guattari (2002); sobre história da arte, da imagem e da cultura de Aby Warburg (2015) e sobre a sensorialidade dentro da imagem em movimento de Laura U. Marks (2000); além das teorias sobre televisão e análise midiática dos videoclipes de Thiago Soares (2009), Andrew Goodwin (1992) e Arlindo Machado (2000).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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