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Tipo: TCC
Título: Design de produtos para crianças com deficiência visual: Instalação recreativa integrada ao ambiente escolar
Autor(es): Costa, Luana Ribeiro
Orientador: Lima, Mariana Monteiro Xavier
Coorientador: Zurba, Nádia Khaled
Palavras-chave: Instalação recreativa;Criança;Deficiência Visual;Design Inclusivo
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, L. R. Design de Produto para Crianças com Deficiência Visual: instalação recreativa sensorial integrada ao ambiente escolar. 2018. 175 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Ainda são poucos os trabalhos em design, especialmente no Brasil, que se propõem a explorar o campo das instalações recreativas, principalmente quando diz respeito a intalações inclusivas para crianças com alguma limitação física e/ou mental, tanto em espaços públicos, como praças, quanto em espaços privados, como escolas e condomínios. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa transdisciplinar que abrange as áreas do Design Inclusivo, Design de Brinquedos e a Deficiência Visual. O problema da pesquisa questiona como uma instalação recreativa, que atende aos requisitos de hospedagem no ambiente escolar, pode agir como recurso de lazer e prazer para crianças não-videntes e videntes auxiliando social, motor e cognitivamente. Ao longo da pesquisa analisa-se todas as particularidades que envolvem a cegueira, suas principais características e como ela afeta o desenvolvimento das crianças, as limitações e necessidades geradas. Buscou-se também informações no que diz respeito a brinquedos voltados a esse público e quais requisitos são cruciais que se apresentem nesses produtos, afim de gerar um projeto que melhor trabalhe as limitações dessa deficiência. O projeto trata-se de um brinquedo em grande escala, que estimula o corpo da criança fisicamente de maneira holística, essa decisão se deu pela pecepção do mercado voltado para o público cego se limitar, na maioria das vezes, a brinquedos nas dimensões das mãos. São utilizadas duas metodologias, uma que abrange métodos de pesquisa social, afim de levantar e analisar dados sobre o recorte da pesquisa - o Instituto Hélio Góes - e uma segunda metodologia voltada para a elaboração do projeto, que se baseia na pesquisa do autor Gui Bonsiepe. As últimas etapas do projeto resultam em dois brinquedos, um desenvolvido para áreas menores e crianças de 4 a 6 anos de idade, e uma instalação recreativa - playground e conjunto de balançadores - para o espaço do Instituto Hélio Góes com faixa etária que vai dos 6 aos 12 anos de idade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32513
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