Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorLisboa, Rafaela Ponte-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2018-06-04T15:17:42Z-
dc.date.available2018-06-04T15:17:42Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGUSSI, Alcides Fernando; LISBOA, Rafaela Ponte; BORGES NETO, Hermínio. Telensino no Ceará:uma trajetória histórica e novas perspectivas com a tv digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA AFIRSE, 9. COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, 5, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7745-438-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32505-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTelensinopt_BR
dc.subjectTelevisão digitalpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectTelensinopt_BR
dc.subjectL'éducation la distancept_BR
dc.titleTelensino no Ceará:uma trajetória histórica e novas perspectivas com a tv digitalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo busca investigar se e até que ponto a Televisão Digital (TVD) pode ser um meio empregado para a extensão ao acesso às informações, auxiliando no processo de aprendizagem dos sujeitos envolvidos em contextos escolares e educativos brasileiros. Para tanto, apresentamos uma reflexão inicial a partir de um estudo sobre a trajetória histórica do Telensino no Estado do Ceará para, assim, propor uma análise acerca das possíveis implicações e limitações de sua continuidade por meio da TVD, principalmente no âmbito EaD. Para atingir tais propósitos, discutimos acerca da interatividade no contexto do Telensino e TVD e, especificamente, acerca das possibilidades de interação que podem vir a ser propiciadas por meio da elaboração de conteúdo desenvolvido com a utilização da Seqüência Fedathi (SF), metodologia pedagógica que considera a mediação da aprendizagem do aluno como uma imersão cultural com base na resolução de problemas. Tais discussões apontam para o fato de que estão em jogo, na introdução da TVD no âmbito educacional, a questão sobre até que ponto há um novo patamar de interatividade na TVD em seus usos na educação.pt_BR
dc.description.abstract-frCet article vise déterminer si et dans quelle mesure la télévision numérique (DTV) peut être un moyen d'élargir l'accès à l'information, aider à l'apprentissage des personnes impliquées dans les contextes scolaires et éducatifs Brésiliens. Ainsi, nous présentons une discussion à partir d'une étude de la trajectoire historique de le Telensino de l'État du Ceará pour ce qui proposer une analyse sur les répercussions possibles et limites de sa continuité par le biais de la télévision numérique, principalement au sein de DL. Pour atteindre ces objectifs, nous discutons sur la l'interactivité dans le contexte de Telensino et de la télévision numérique, et précisément, sur les possibilités d'interaction que mai être offert par le développement de contenu développé en utilisant la séquence Fedathi (SF), méthodologie pédagogique qui considère la médiation d'apprentissage de l'élève comme une immersion culturelle fondée sur la résolution de problèmes. Ces discussions soulignent le fait que sont impliquées dans la introduction de la télévision numérique dans le contexte éducatif, la question de la quelle mesure il y a un nouveau niveau d'interactivité à la télévision numérique dans ses utilisations dans l'enseignement.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_afgussirplisboahborgesneto.pdf122,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.