Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gussi, Alcides Fernando | - |
dc.contributor.author | Lisboa, Rafaela Ponte | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T15:17:42Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04T15:17:42Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | GUSSI, Alcides Fernando; LISBOA, Rafaela Ponte; BORGES NETO, Hermínio. Telensino no Ceará:uma trajetória histórica e novas perspectivas com a tv digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA AFIRSE, 9. COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, 5, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7745-438-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32505 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Telensino | pt_BR |
dc.subject | Televisão digital | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Telensino | pt_BR |
dc.subject | L'éducation la distance | pt_BR |
dc.title | Telensino no Ceará:uma trajetória histórica e novas perspectivas com a tv digital | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo busca investigar se e até que ponto a Televisão Digital (TVD) pode ser um meio empregado para a extensão ao acesso às informações, auxiliando no processo de aprendizagem dos sujeitos envolvidos em contextos escolares e educativos brasileiros. Para tanto, apresentamos uma reflexão inicial a partir de um estudo sobre a trajetória histórica do Telensino no Estado do Ceará para, assim, propor uma análise acerca das possíveis implicações e limitações de sua continuidade por meio da TVD, principalmente no âmbito EaD. Para atingir tais propósitos, discutimos acerca da interatividade no contexto do Telensino e TVD e, especificamente, acerca das possibilidades de interação que podem vir a ser propiciadas por meio da elaboração de conteúdo desenvolvido com a utilização da Seqüência Fedathi (SF), metodologia pedagógica que considera a mediação da aprendizagem do aluno como uma imersão cultural com base na resolução de problemas. Tais discussões apontam para o fato de que estão em jogo, na introdução da TVD no âmbito educacional, a questão sobre até que ponto há um novo patamar de interatividade na TVD em seus usos na educação. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Cet article vise déterminer si et dans quelle mesure la télévision numérique (DTV) peut être un moyen d'élargir l'accès à l'information, aider à l'apprentissage des personnes impliquées dans les contextes scolaires et éducatifs Brésiliens. Ainsi, nous présentons une discussion à partir d'une étude de la trajectoire historique de le Telensino de l'État du Ceará pour ce qui proposer une analyse sur les répercussions possibles et limites de sa continuité par le biais de la télévision numérique, principalement au sein de DL. Pour atteindre ces objectifs, nous discutons sur la l'interactivité dans le contexte de Telensino et de la télévision numérique, et précisément, sur les possibilités d'interaction que mai être offert par le développement de contenu développé en utilisant la séquence Fedathi (SF), méthodologie pédagogique qui considère la médiation d'apprentissage de l'élève comme une immersion culturelle fondée sur la résolution de problèmes. Ces discussions soulignent le fait que sont impliquées dans la introduction de la télévision numérique dans le contexte éducatif, la question de la quelle mesure il y a un nouveau niveau d'interactivité à la télévision numérique dans ses utilisations dans l'enseignement. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_eve_afgussirplisboahborgesneto.pdf | 122,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.