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dc.contributor.authorDamasceno, Maria Nobre-
dc.contributor.authorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.date.accessioned2018-06-04T15:05:56Z-
dc.date.available2018-06-04T15:05:56Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationDamasceno, M. N.; Beserra, B. L. R. (2004)pt_BR
dc.identifier.issn1517-9702 (impressa)-
dc.identifier.issn1678-4634 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32502-
dc.descriptionDAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 73-89, jan./abr. 2004pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEducação e Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação rural no Brasilpt_BR
dc.titleEstudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo mapeia e discute o conhecimento produzido na área da Educação Rural, nas décadas de 1980 e 1990, com o objetivo de esboçar o “estado da arte” neste campo de investigação. Entre outros aspectos, apresenta e discute as temáticas de estudo mais recorrentes, a organização regional dessa produção e, ao final, as tendências atuais e as temáticas ainda não suficientemente exploradas. Caracterizadamente bibliográfico, e restrito à produção acadêmica na área de Educação, este estudo baseou-se nas seguintes fontes: 1. a produção discente de mestrado e doutorado do banco de resumos de dissertações e teses da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd; 2. os periódicos acadêmicos nacionais; e 3. os principais livros enfocando a temática da Educação Rural publicados no período. Uma das conclusões é que é cada vez maior o número de trabalhos que discutem o problema da educação rural da perspectiva da população a que se destina, ou seja, os trabalhadores rurais. Tal tendência, porém, não nasce da clarividência ou excessiva sensibilidade dos estudiosos do tema, mas das próprias circunstâncias da realidade sob estudo, já que são os próprios trabalhadores rurais que, por meio da sua organização política, tornam-se suficientemente visíveis para chamarem sobre si a atenção dos estudiosospt_BR
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