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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPassos, Carmensita Matos Braga-
dc.date.accessioned2018-06-01T14:44:37Z-
dc.date.available2018-06-01T14:44:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPassos, C. M. B. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32481-
dc.descriptionPASSOS, Carmensita Matos Braga. PIBID e formação docente: construindo possibilidade. In: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A SOCIEDADE, 17., 2014, Fortaleza . Anais... Fortaleza: Editora EdUECE, 2014. p. 807-838.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.titlePIBID e formação docente: construindo possibilidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta a experiência do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, promovido pela CAPES/DEB) UFC, suas características, contribuições para uma formação docente de qualidade e para o ensino na Escola Básica, assim como as dificuldades enfrentadas. A pesquisa, pautada numa abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o grupo de discussão e a análise documental. As ações do PIBID UFC tomam por base a interação entre teoria e prática como elemento norteador da formação docente; o professor como profissional crítico e reflexivo e a interdisciplinaridade. Os dados coletados informam que dentre as principais ações estão: reuniões; sessões de estudos; produção de material didático, participação e organização de eventos e; ações interventivas na escola. O projeto tem trazido contribuições para a formação docente como: estreitamento da relação teoria e prática, por meio da inserção do bolsista no contexto escolar; aproximação entre universidade e escola básica; formação continuada dos professores da Universidade e das escolas parceiras; valorização dos cursos de licenciatura; integração entre as áreas; produção e divulgação dos conhecimentos produzidos; realização de atividades artísticas, lúdicas, visitações, oficinas, utilização de metodologias e material didático diversificado que proporcionam um avanço na qualidade de ensino das instituições parceiras. Dentre as dificuldades evidenciam-se compreensões estreitas em relação às áreas ligadas às artes; aos temas trabalhados pelos subprojetos interdisciplinares e; ao papel do bolsista de iniciação a docência. Outras dificuldades originam-se da pesada carga horária disciplinar dos licenciandos, rotatividade de bolsistas, tempo insuficiente para os supervisores das escolas municipais acompanharem as atividades do projeto e acúmulo de atividades dos coordenadores. A par da necessidade de uma política educacional que valorize o professor, como condição para uma educação pública de qualidade para todos, destacamos neste trabalho as contribuições do PIBID UFC, para a melhoria da qualidade dos cursos de formação de professores, fertilizando pressupostos teóricos como a interação entre teoria e prática, o professor como profissional crítico e reflexivo e a interdisciplinaridade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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