Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura | - |
dc.contributor.author | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-01T14:42:17Z | - |
dc.date.available | 2018-06-01T14:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura; PORTO, Bernadete de Souza. Explicitações pedagógicas do estágio para a formação e prática de ensino dos pedagogos na contemporaneidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 6050-6062. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32480 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Explicitações pedagógicas do estágio para a formação e prática de ensino dos pedagogos na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho objetiva investigar a função pedagógica do estágio na contemporaneidade para a formação e prática de ensino dos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O interesse por este estudo surge de diferentes inquietações concretizadas no ministério das disciplinas Prática de Ensino e Didática, que convergem na seguinte problemática: qual é a função pedagógica do estágio na contemporaneidade para a formação e prática de ensino dos estudantes do curso de Pedagogia da FACEDI? Para responder a esta inquietação, foram traçados os seguintes objetivos específicos: discutir estudos recentes sobre o estágio nas licenciaturas; identificar a importância da unidade teoria-prática no âmbito da prática de ensino; analisar a regência de futuros professores, identificando a função do estágio na contemporaneidade para a sua formação. Dentre os autores que fundamentam este trabalho, destacam-se: Farias et al (2008); Fazenda (1995); Freire (1999); Imbernón (2009); Nóvoa (1995); Pimenta (2011); Pimenta e Lima (2008); Vázquez (2002); e Veiga (1989). Este estudo adota o método históricodialético, é de natureza qualitativa, foi realizado via pesquisa bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por meio de análises sistemáticas das práticas de ensino e de diálogos de 39 alunos do curso de Pedagogia, que receberam nomes fictícios, e também produções textuais destes ao final da disciplina. Os dados foram analisados via categorias temáticas, construídas por meio da fundamentação teórica, dos dados em si e das percepções do pesquisador. Evidencia-se que o estágio assume atualmente um papel relevante na formação pedagógica dos futuros professores, pois são desenvolvidas reflexões críticas e construídos saberes nesta ação docente, significativos para a qualificação inicial do professor, tendo como suporte a indissociabilidade da unidade teoria-prática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_fmfmcastrobsporto.pdf | 204,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.