Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Francisco Mirtiel Frankson Moura-
dc.contributor.authorPorto, Bernadete de Souza-
dc.date.accessioned2018-06-01T14:42:17Z-
dc.date.available2018-06-01T14:42:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura; PORTO, Bernadete de Souza. Explicitações pedagógicas do estágio para a formação e prática de ensino dos pedagogos na contemporaneidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 6050-6062.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32480-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleExplicitações pedagógicas do estágio para a formação e prática de ensino dos pedagogos na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva investigar a função pedagógica do estágio na contemporaneidade para a formação e prática de ensino dos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O interesse por este estudo surge de diferentes inquietações concretizadas no ministério das disciplinas Prática de Ensino e Didática, que convergem na seguinte problemática: qual é a função pedagógica do estágio na contemporaneidade para a formação e prática de ensino dos estudantes do curso de Pedagogia da FACEDI? Para responder a esta inquietação, foram traçados os seguintes objetivos específicos: discutir estudos recentes sobre o estágio nas licenciaturas; identificar a importância da unidade teoria-prática no âmbito da prática de ensino; analisar a regência de futuros professores, identificando a função do estágio na contemporaneidade para a sua formação. Dentre os autores que fundamentam este trabalho, destacam-se: Farias et al (2008); Fazenda (1995); Freire (1999); Imbernón (2009); Nóvoa (1995); Pimenta (2011); Pimenta e Lima (2008); Vázquez (2002); e Veiga (1989). Este estudo adota o método históricodialético, é de natureza qualitativa, foi realizado via pesquisa bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por meio de análises sistemáticas das práticas de ensino e de diálogos de 39 alunos do curso de Pedagogia, que receberam nomes fictícios, e também produções textuais destes ao final da disciplina. Os dados foram analisados via categorias temáticas, construídas por meio da fundamentação teórica, dos dados em si e das percepções do pesquisador. Evidencia-se que o estágio assume atualmente um papel relevante na formação pedagógica dos futuros professores, pois são desenvolvidas reflexões críticas e construídos saberes nesta ação docente, significativos para a qualificação inicial do professor, tendo como suporte a indissociabilidade da unidade teoria-prática.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_fmfmcastrobsporto.pdf204,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.