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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Ricardo Bruno Martins-
dc.contributor.authorVale, Marcus Raimundo-
dc.date.accessioned2018-06-01T14:17:14Z-
dc.date.available2018-06-01T14:17:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMACIEL, Ricardo Bruno Martins; VALE, Marcus Raimundo. A montagem do espetáculo Deus e Darwin na terra do céu. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32473-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDarwinpt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleA montagem do espetáculo Deus e Darwin na terra do céupt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho vem falar sobre o processo de construção do espetáculo Deus e Darwin na Terra do Céu. Aplicações do discurso dramático como forma de suscitar o aprendizado da ciência se misturam com o enredo de uma história, no mínimo, inusitada em todos os tempos da humanidade. O conflito se torna abundante pois um tradicional cientista tem uma conversa direta com Deus no mundo astral (talvez) ideal de Darwin. A ciência se confronta com a filosofia, conceitos diversos são abordados sem propor um tom religioso do tema. O trabalho se dedica a uma análise dupla, abordando o método pedagógico de construção teatral, como também a forma com que o teatro discute a ciência na prática. O referido teatro evidencia descobertas, historicidade e eventos científicos e pessoais de Darwin, como também de outras figuras históricas. Deus, um misto de construtor e divindade se mostra muito além dos conceitos das religiões, camuflando seu poder, num corpo caricato e humano, onde até mesmo sofre sentimentos mundanos sem se afastar da inocência que abate nossa raça. Darwin, cientista, autor da Teoria da Evolução e que pela dádiva divina se encontra no “Céu”. Tudo isso é mediado pelo anjo que auxilia o conflito e esquenta o ambiente com sarcasmo e comicidade. Tudo isso pauta a teoria, respondendo suas questões através da dramaturgia. Perguntas como “Por quê utilizar o teatro como proposta de ensino da ciência?”, “Como a arte educa?”, “Quais bases são preponderantes para a temática Darwiniana?”. Estes e outros temas são pressupostos para a construção do texto.pt_BR
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