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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Renato Rodrigues de-
dc.contributor.authorVale, Marcus Raimundo-
dc.date.accessioned2018-06-01T14:13:49Z-
dc.date.available2018-06-01T14:13:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. R. ;VALE, M. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32469-
dc.descriptionOLIVEIRA, Renato Rodrigues; VALE, Marcus Raimundo. Teatro e ciência dos jogos eletrônicos - O enlace da realização do espetáculo "START" para a divulgação científica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro-Ciênciapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectColaborativopt_BR
dc.titleTeatro e ciência dos jogos eletrônicos - O enlace da realização do espetáculo "START" para a divulgação cientíificapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Grupo Seara de Teatro Científico, coordenado pelos bolsistas do Programa de Promoção da Cultura Artística (Bolsa-Arte, SECULT-UFC) desenvolveu atividades de natureza cênica em 2016 para recepcionar estudantes das escolas e visitantes que acessam a Seara da Ciência, órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará. Com perspectiva nas temáticas atuais, o grupo escolheu o tema videogame e sua história por trás do avanço tecnológico. O texto criado sob o título “Start!”, foi escrito de forma colaborativa pelos bolsistas da SECULT-UFC, enriquecido com conhecimentos dos integrantes das áreas de Física, Química e Biologia. A peça aborda aspectos relacionados com as origens dos jogos eletrônicos, suas aplicações no mundo moderno, áreas do conhecimento envolvidas, a dinâmica que ela exerce de forma atemporal, seja para fins de entretenimento até a aplicação pedagógica. O objetivo do processo foi pesquisar os aspectos científicos envolvidos na história da tecnologia dos jogos eletrônicos, envolvendo todas as etapas da construção teatral: concepção textual/dramatúrgica, personagens, cenotecnia e cenografia, figurinos e sonoplastia, que resultaram na produção de um trabalho bem composto, oferecendo informação e entretenimento ao público, que recebeu com entusiasmo a proposta cênica. O método para a realização do espetáculo foi a construção colaborativa, com ensaios corridos e pesquisa de informações pertinentes à área temática, prescrevendo a prática teatral aliada à pesquisa científica. Houve grande interesse do público sobre a importância que os jogos eletrônicos exercem na sociedade e seus desdobramentos, o que significou retorno gratificante para nós, bolsistas, que nos preocupamos em tornar a história da peça uma linha temporal que atravessa o desenvolvimento desses jogos, desde as aplicações iniciais do legado matemático antigo até a robótica, apresentando renomados cientistas e exemplificando métodos das diversas formulações laboratoriais.pt_BR
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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