Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dourado, Yuri Renan da Silva | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Patrick Anderson Martins | - |
dc.contributor.author | Campos, Marcos Antônio Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-01T11:18:28Z | - |
dc.date.available | 2018-06-01T11:18:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, Yuri Renan da Silva; MAGALHÃES, Patrick Anderson Martins; CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. A relevância da vivência como prática na formação docente: conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A relevância da vivência como prática na formação docente: Conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os jogos e brincadeiras são parte das manifestações populares que estão presentes na história do Brasil e necessitam de delicadeza quanto à sua preservação. Na escola a criança também possui oportunidade de conhecer e brincar com jogos e brincadeiras tradicionais, que são ricas ferramentas de trabalhos com expressões e movimentos corporais. Dentre os profissionais que atuam na escola, está o professor de educação física, que desenvolve atividades que permeiam o lúdico e têm à possibilidade de aplicar esses jogos tradicionais. Também voltado para as tradições do Brasil, O Oré anacã - Grupo de Dança Popular da UFC da Universidade Federal do Ceará (UFC), contribui para manutenção dessas tradições. Por ser um projeto ligado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs), muitos alunos do curso de Educação Física entram para o grupo durante sua graduação, de forma a possibilitar uma oportunidade de vivenciar e estudar algumas práticas relacionadas às danças e tradições populares, além da oportunidade de participar da construção de figurinos e coreografias do grupo. Esse estudo teve o objetivo de compreender os conhecimentos sobre essas práticas que os estudantes de Educação Física que participam do grupo Oré Anacã possuem para possíveis aplicações na escola. O instrumento utilizado foi um questionário com questões subjetivas aplicado individualmente de natureza qualitativa. Com esse levantamento é esperado conhecer qual a influência dessa vivência no processo de formação do graduando. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_yrsdourado.pdf | 49,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.