Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDourado, Yuri Renan da Silva-
dc.contributor.authorMagalhães, Patrick Anderson Martins-
dc.contributor.authorCampos, Marcos Antônio Almeida-
dc.date.accessioned2018-06-01T11:18:28Z-
dc.date.available2018-06-01T11:18:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDOURADO, Yuri Renan da Silva; MAGALHÃES, Patrick Anderson Martins; CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. A relevância da vivência como prática na formação docente: conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32445-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA relevância da vivência como prática na formação docente: Conhecimentos adquiridos sobre jogos e brincadeiras tradicionais no Oré Anacã, grupo de dança popular da UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs jogos e brincadeiras são parte das manifestações populares que estão presentes na história do Brasil e necessitam de delicadeza quanto à sua preservação. Na escola a criança também possui oportunidade de conhecer e brincar com jogos e brincadeiras tradicionais, que são ricas ferramentas de trabalhos com expressões e movimentos corporais. Dentre os profissionais que atuam na escola, está o professor de educação física, que desenvolve atividades que permeiam o lúdico e têm à possibilidade de aplicar esses jogos tradicionais. Também voltado para as tradições do Brasil, O Oré anacã - Grupo de Dança Popular da UFC da Universidade Federal do Ceará (UFC), contribui para manutenção dessas tradições. Por ser um projeto ligado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs), muitos alunos do curso de Educação Física entram para o grupo durante sua graduação, de forma a possibilitar uma oportunidade de vivenciar e estudar algumas práticas relacionadas às danças e tradições populares, além da oportunidade de participar da construção de figurinos e coreografias do grupo. Esse estudo teve o objetivo de compreender os conhecimentos sobre essas práticas que os estudantes de Educação Física que participam do grupo Oré Anacã possuem para possíveis aplicações na escola. O instrumento utilizado foi um questionário com questões subjetivas aplicado individualmente de natureza qualitativa. Com esse levantamento é esperado conhecer qual a influência dessa vivência no processo de formação do graduando.pt_BR
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_yrsdourado.pdf49,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.