Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32408
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil |
Autor(es): | Nunes, Cicera Sales, José Albio Moreira de Franco, Marcos Aurélio Moreira |
Palavras-chave: | Prática Pedagógica;Educação Infantil;Formação Docente;Estágio Supervisionado;Experiência Pedagógica |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Ensino Em Re-Vista |
Citação: | NUNES, Cicera; SALES, José Albio Moreira de; FRANCO, Marcos Aurélio moreira. As vivências e das experiências: narrativas de uma proposta de estágio supervisionado na educação infantil. Revista Ensino Em Re-Vista, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 273-284, jul./dez. 2014. |
Resumo: | O presente texto toma a categoria espaço das escolas de educação infantil como elemento de estudo. Constitui-se de um relato da experiência de transformação do espaço de uma creche desenvolvida pelos alunos da disciplina Prática de fundamentos da educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (Urca). A instituição de educação infantil foi tomada como locus de investigação, reflexão e ação, demarcando a metodologia do estudo. O trabalho apontou possibilidades concretas de transformação do espaço em elemento pedagógico capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento das crianças, bem como reiterou a importância da relação teoria-prática como eixo norteador do processo de formação docente, com base nos depoimentos dos alunos e professores que participaram do trabalho. |
Abstract: | This text takes the category space of the preschools as study element. It constitutes an account of experience of a day care center space transformation developed by the students of the practical discipline Foundation of Early Childhood Education, in Pedagogy Course of the Universidade Regional do Cariri (Urca). The institution of Early Childhood Education was taken as locus of investigation, reflection and action, demarcating the study methodology. The work showed right possibilities of space transformations in pedagogic elements which are capable to contribute for the process of children development, and also reiterated the importance of relation theorypractice as guiding of teacher training process, from students and teacher’s testimonials who participated of the work. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32408 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_cnunes.pdf | 448,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.