Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32398
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As correntes do pensamento geográfico e a geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos,objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos |
Autor(es): | Fialho, Lia Machado Fiuza Machado, Charliton José dos Santos Sales, José Albio Moreira de |
Palavras-chave: | Correntes geográficas;Geografia ensinada;Aprendizagem;Education;Learning |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Educação em Foco |
Citação: | FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, José dos Santos; SALES, José Albio Moreira de. As correntes do pensamento geográfico e a geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos,objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, Juiz de Fora, ano 17, n. 23, p. 203-224, jul. 2014. |
Resumo: | Este artigo discute acerca das interfaces das correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no Ensino Fundamental, com ênfase na “alfabetização geográfica” no século XXI. Para privilegiar o referido escopo, foi realizado um estudo de cunho teórico que culminou na dissertação sobre as influências que a corrente Tradicional – determinismo, possibilismo, regionalismo – e a Moderna – pragmática, crítica – exerceram no ensino formal da Geografia, bem como na maneira como a aprendizagem foi concebida historicamente, lançando luz aos objetivos, objeto de estudo e a constituição dos conceitos geográficos pela criança. Constatou-se que, na contemporaneidade, não cabe mais uma visão positivista de ensino baseada unicamente na transmissãomnemônica. Ao contrário, deve-se compreendê-lo como instrumento de compreensão da realidade. Sugere-se desenvolver o conhecimento geográfico desde a tenra infância, propiciando aprendizagem contextualizada, correlacionando sujeito, tempo e espaço em uma perspectiva hermenêutica de produção e transformação da sociedade. |
Abstract: | This article has the objective of discussing the interfaces between the lines of geographical thought and geography taught in elementary school with emphasis on “geographic literacy” in the XXI century. To contemplate the scope above a theoretical study was done culminating in a dissertation on the influence that the Traditional line- determinism, possibilism, regionalism - and the Modern line- pragmatic, critical - exerted on the formal teaching of geography as well as in the way this learning process was historically designed, shedding light to the objectives, subject of study and the construction of geographical concepts by the child. It was noted that, in contemporary times, it is no longer a positivist view of education based solely on mnemonic transmission instead should understand it as a tool for understanding reality. It is suggested to develop geographic knowledge from the early childhood, providing contextualized learning, co-relating the subject, time and space in a hermeneutic perspective of production and transformation of society. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32398 |
ISSN: | 2317-0093 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_lfialho.pdf | 136,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.