Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Iago Domingos Bezerra-
dc.contributor.authorPaulo, Marcos-
dc.contributor.authorEvenice Neta, Maria-
dc.contributor.authorDuarte, Lucas-
dc.contributor.authorPereira, Juliana Rangel de Freitas-
dc.date.accessioned2018-05-25T14:22:53Z-
dc.date.available2018-05-25T14:22:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Iago Domingos Bezerra et al. Vocalidades poéticas em cena: estudo para som e cena I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32296-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectVocalidadept_BR
dc.subjectSensorialidadept_BR
dc.titleVocalidades poéticas em cena: estudo para o som em cena Ipt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbr“Estudos para som e cena I” é um trabalho cênico oriundo do Curso de Teatro- Licenciatura, do semestre de 2016.1, vinculado ao projeto Vocalidades Poéticas em Cena - Secult-Arte, com orientação de Juliana Rangel. Durante o primeiro semestre desse ano, realizamos estudos teórico-prático voltados para experimentações fônico-cênicas nas interfaces sonoras, narrativas e dramáticas da voz, indagando a problemática do tempo real/virtual na cena; e a voz na sua sensorialidade e disparadora de poéticas cênicas, a partir da relação entre musicalidade, espacialidade e materialidade da palavra. Para a realização desta pesquisa vocal, foram estudadas performances sonoras-vocais, criações sonoras a partir de objetos, poesia sonora, dos estudos fonéticos sobre vocalidade e sonoridade da cena, experimentações com gravações, através de vídeos, elementos textuais literários e músicas de culturas ancestrais e popular. Todo o processo foi amparado em textos de Hans-Thies Lehmann, Valère Novarina, Murray Schafer, Peter Zumthor e Michel Chion. A elaboração dos elementos aqui apresentados culminou em um texto proposto pelo graduando Marcos Paulo do curso de Teatro-Licenciatura, o qual foi encenado e dirigido de forma coletiva. A performance a ser apresentada visa enfatizar o caráter sensorial de fruição. Para a realização do trabalho será necessária uma sala de bom isolamento acústico, piso de madeira, uma caixa de som,um microfone. Serão realizadas quatro sessões de 15 minutos da performance, com público reduzido de no máximo 8 pessoas por sessão, totalizando 32 pessoas e uma hora de apresentação.pt_BR
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_idbpinheiro.pdf49,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.