Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32293
Tipo: | Resumo |
Título : | Projeto improvisa - Roda de improvisação |
Autor : | Barros, João Paulo Rodrigues Pontes, Clarissa da Costa Gadelha, Rosa Cristina Primo |
Palabras clave : | Roda de improvisação;Contact Improvisation;Composição em tempo real |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | BARROS, J. P. R. ;PONTES, C. C. ;GADELHA, R. C. P. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | Trata-se de apresentação oral não-convencional realizada como improvisação em dança, balizada pelas apreensões e princípios técnicos do Contact Improvisation (PAXTON) aliados ao estudo da improvisação em caráter perfomático na Composição em Tempo Real (FIADEIRO). Nesta proposta, a improvisação é tomada não como processo de estudo para uma futura composição cênica, mas como o ato-em-si, performando o corpo-tempo-espaço no aqui-agora, no momento presente, assumindo riscos diante das posições tomadas naquilo que ora se produz enquanto cena e para além dela, inclusive o risco da perca e retomada de rumo. Para tanto nos aproximamos de princípios elaborados no Contact Improvisation (CI) como forma de compreender o corpo semovente que se desafia no desequilíbrio, na vertigem, na lida com o peso mediante o contato com outro(s) corpo(s). Importa salientar que o que pretendemos não é levar à cabo a construção técnica do CI, mas fazer aproximações partindo do contato para se chegar à improvisação, expandindo as possibilidades de desenvolvimento da cena que virá a se configurar. Seguindo, ainda, uma das fortes características do CI, esta improvisação se dará na forma de uma roda de improvisação, estando aberta para o público a fim desta experimentação. Tratando o CI do risco presente tanto na vertigem do corpo quanto na falta de estruturas prévias que guiem uma dramaturgia de cena, cremos ser de suma importância que, a quem assim desejar, haja a possibilidade de apreensão não apenas visual, como espectador, mas tendo uma vivência real da potência do corpo performando e celebrando esta dança do imprevisto. Pretendemos que esta proposta tenha um alcance mínimo de 40 pessoas, entre partícipes diretos e observadores, necessitando para este fim de um espaço aberto aos transeuntes, capaz de acomodar estas pessoas permitindo que haja espaço para a experimentação. Necessitaremos ainda de caixa amplificada e cabos de som. |
Descripción : | BARROS, João Paulo Rodrigues; PONTES, Clarissa da Costa; GADELHA, Rosa Cristina Primo. Projeto improvisa - Roda de improvisação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32293 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jprbarros.pdf | 48,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.